Termina na próxima quinta-feira, 3, o prazo dado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para que gestores das escolas de educação básica brasileiras façam as retificações dos dados informados ao Censo Escolar 2016. O período destinado à correção começou no dia 5 de outubro.

Para as escolas não perderem esta última oportunidade para fazer alterações nos dados já cadastrados no sistema Educacenso, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) faz um alerta aos gestores das unidades de ensino. “Não haverá prorrogação. Por isso é de suma importância que os diretores verifiquem as informações no Educacenso e aproveitem esta chance de conferir os dados, fazendo as correções, caso haja a necessidade. Erros nas informações do Censo são prejudiciais à escola, pois é com base nesses dados que muitos dos recursos destinados a ela são calculados”, explica o gerente de Dados e Estatística da Seduc, Osvaldo Dantas.

Ele ressalta que o setor de Dados e Estatística da pasta e os responsáveis pelo Censo Escolar nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão aptos a auxiliar as escolas que tiverem dificuldade para acessar o sistema Educacenso, além de sanar dúvidas sobre o levantamento.

Após as alterações serão divulgados pelo Inep os dados relativos ao número de matrícula em todas as etapas da educação básica, da creche ao ensino médio, nas redes estaduais e municipais, em tempo parcial e integral.

Censo Escolar 

O levantamento de dados estatístico-educacionais em âmbito nacional é realizado anualmente pelo Inep.  A partir das informações coletadas pelo Censo é possível formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas para a Educação. É com base nestes dados que são executados os programas governamentais na área. Além disso, o levantamento serve de subsídio para análises e estudos sobre as características da educação básica pública e privada no Brasil.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado solicita audiência pública para discutir venda da Odebrecht/Saneatins
Próximo artigoDivulgado nome das vítimas de desabamento em gruta na Região de Pedro Afonso