4b45235a51202b25a485607dfb610ea6-width-400A Justiça acatou pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e expediu liminar determinando a nomeação imediata de um médico para exercer a função de diretor técnico e diretor clínico do Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Segundo a liminar, expedida no último dia 11, um profissional deverá exercer, simultaneamente, as duas funções de chefia, devendo ter dedicação exclusiva ao HRG. Além dessa nomeação em caráter de urgência, o Estado também fica obrigado a promover, no prazo máximo de 30 dias, processo eleitoral para escolha do diretor clínico, a ser eleito pelos integrantes do corpo clínico do hospital.

Em caso de descumprimento de qualquer termo da liminar, recairá sobre o Estado do Tocantins e sobre o secretário estadual da Saúde uma multa diária no valor de R$ 10 mil, limitada até o valor de R$ 300 mil.

Na Ação Civil Pública que requereu as providências, o Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes explicou que o Hospital Regional de Gurupi está desprovido destes dois cargos de diretor desde o início do semestre atual. Ele acrescenta que, a partir de então, instalou-se um verdadeiro caos na unidade hospitalar, o que tem demandado uma atuação permanente do MPE, inclusive visando garantir o fechamento das escalas de plantão e a continuidade dos serviços médicos em vários setores do HRG.

O diretor técnico é o responsável por supervisionar e coordenar todos os serviços técnicos dos hospitais, enquanto cabe ao diretor clínico monitorar os serviços médicos. O HGR vem funcionando sem estes gestores desde junho e julho deste ano, respectivamente.

Todos os hospitais do país são obrigados a contar com diretor técnico e diretor clínico, segundo determinam o Decreto Federal nº 20.931 e a Resolução nº 1.342 do Conselho Federal de Medicina. A ausência dos gestores, além de prejudicar a qualidade do serviço hospitalar, pode acarretar em interdição ética da unidade de saúde por parte do Conselho Regional de Medicina (CRM)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorElenil cobra do Governo pagamento de dívida com Fundação Pró-Rim
Próximo artigoCésar Halum discute modelos esportivos na Austrália e Nova Zelândia