312388_520As medidas de redução e controle de despesas do Executivo Estadual foram anunciadas na tarde desta quinta-feira, 10, pelo governador Marcelo Miranda, durante coletiva de imprensa no Palácio Araguaia. Na ocasião, foram assinados dois decretos que trazem as novas medidas que passam a vigorar no período de 21 de novembro de 2016 a 30 de abril de 2017.

“Queremos que o Tocantins continue a crescer e para isso foi necessário que tomássemos essas medidas amargas. Com essa economia, a probabilidade é de que estejamos enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) a partir de maio de 2017”, destacou o governador, ressaltando que os concursos da Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Social e Unitins estão mantidos.

O Decreto nº 5.532 trata das seguintes vedações: celebração de novos contratos, preenchimento de vagas ofertadas em concursos públicos, o pagamento de horas extras, diárias, exceto serviços de segurança, saúde e educação. As medidas visam não contrair novas despesas, mas não atingirão os serviços essenciais. A economia estimada é de 10% em água, energia elétrica, e 20 % em viagens, telefonia e combustível.

Os ajustes também abrangem a demissão de aproximadamente dois mil servidores, entre eles, comissionados e contratados, sendo que a economia prevista é de 120 milhões nos próximos dois anos. As exonerações devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) até a próxima segunda-feira, 14. Já o segundo decreto, de nº 5.533, trata da redução de jornada dos servidores públicos de 8 para 6 horas a partir do próximo dia 21 até dia 30 de abril de 2017. O atendimento nos órgãos públicos será das 12h30 às 18h30.

“O governador anunciou uma série de medidas de desoneração da folha e do custeio da máquina como um todo, o que ocorre é que para o cumprimento das metas foi necessária a redução da jornada e a perda de quadro. Conseguiremos economizar cerca de R$ 7 milhões/mês até dezembro; com a publicação das desonerações sendo de forma imediata. E R$ 136 milhões até o final de mandato”, pontuou o secretário da Administração Geferson Barros.

O anúncio foi feito com a presença da vice-governadora, Cláudia Lelis; do secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Aires; secretário da Administração, Geferson Barros; secretário da Fazenda, Paulo Antenor; de Articulação Política, Cesarino César; do Planejamento, David Torres; da Comunicação Social, Rogério Silva; do Procurador-Geral do Estado, Sérgio do Valle; e da deputada estadual e líder do governo na Assembleia, Valderez Castelo Branco.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarcelo Miranda anuncia na tarde de hoje pacote de medidas para enfrentar crise financeira
Próximo artigoCentrais Sindicais organizam nesta sexta, Ato Público contra aprovação da PEC 55/2016