Alunos do 3º ano do ensino fundamental
Alunos do 3º ano do ensino fundamental
Alunos do 3º ano do ensino fundamental

Estudantes do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros, em Colinas, realizam nos dias 16 e 17 a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que será aplicada aos alunos do 3º ano do ensino fundamental.

O exame é um instrumento utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), lançado em 2012, que objetiva a alfabetização das crianças de até oito anos, das escolas públicas, nas áreas de leitura, escrita e matemática.

Com dois dias destinados à avaliação, que será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o primeiro será dedicado à leitura e escrita e, o segundo, à matemática. No dia 16, a prova terá duração de 1h30, divididos em uma hora para escrita e 30 minutos para leitura. Os alunos devem estar em sala de aula às 7h, e sairão às 9h, tendo um intervalo de 30 minutos entre a leitura e a escrita. Já no dia 17, a avaliação de matemática terá início às 7h30 e término às 8h30.

De acordo com a diretora da unidade escolar Ernesto Barros, Maria José da Costa, “para auxiliar os 50 estudantes na realização do exame, nos dias 9 e 10 de novembro aplicamos um simulado obedecendo a todos os critérios da avaliação”, explicou a gestora e ressaltou que durante a avaliação fica proibido o uso de aparelho celular. A prova deve ser preenchida a lápis comum, e todas as escolas terão aplicadores escolhidos pelo Inep que passaram por uma capacitação.

“O simulado foi de grande valia para os alunos, assim como será a Avaliação Nacional, pois nosso trabalho refletirá nos indicadores de ambas as provas, e estes resultados são norteadores de como as atividades deverão ser conduzidas, bem como as principais dificuldades dos alunos para que possamos auxiliá-los”, disse a professora de português e matemática Viviane Ferreira Rosa.

Dados

No Tocantins, estima-se que mais de 21 mil alunos das escolas estaduais e municipais participem da avaliação.Conforme dados do MEC, a previsão é que os resultados preliminares estejam disponíveis para consulta on-line dos diretores em maio. Os dados finais serão publicados até agosto de 2017.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTrês suspeitos por tráfico de drogas são presos
Próximo artigoMaconha prensada é encontrada em bolsa e apreendida em Guaraí