Alunos da Escola Paroquial Cristo Rei
Alunos da Escola Paroquial Cristo Rei
Alunos da Escola Paroquial Cristo Rei

Com a intenção de despertar nos educandos o interesse pela matemática e influenciar positivamente no processo de aprendizagem, a Escola Paroquial Cristo Rei, localizada no município de Tocantinópolis, vem realizando diversas intervenções pedagógicas durante o ano letivo de 2016. A culminância das atividades aconteceu no sábado, 26, com a I Feira da Matemática da unidade escolar.

No evento, aberto à comunidade, foi apresentado o resultado do trabalho desenvolvido pela escola com foco no desenvolvimento do potencial matemático dos alunos. Foram montadas salas temáticas e estandes abordando a história dos números, potenciação, fração, grandezas, medidas. Para abordar o sistema monetário, os alunos montaram um minimercado. Eles organizaram também uma exposição das formas geométricas construídas com isopor e palitos, e interagiram com o público visitante por meio de jogos matemáticos.

Para o estudante Marcos Paulo, do 6º ano do ensino fundamental, as iniciativas da escola para dinamizar o ensino contribuíram para facilitar o aprendizado. “Foi uma experiência muito boa, pois entendi com mais facilidade o conteúdo que estudamos, aprendemos um pouco também o que as outras turmas estão estudando. A matemática não é tão difícil como parece, pode até ser divertida”, relata.

Atividades diversificadas

De acordo com a direção da escola, além das atividades diárias em sala de aula, ao longo do ano, a equipe escolar promoveu diversas ações como a Semana da Matemática, realizada em parceria com o professor de matemática da Universidade Federal do Tocantins, Andrey Patrick Monteiro de Paula.

Para subsidiar o trabalho dos educadores da disciplina, a equipe pedagógica e professores da unidade escolar participaram do estudo sobre o Ensino da Matemática, que teve como objetivo evidenciar as diferentes formas de ensinar os conceitos matemáticos, tornando as aulas mais dinâmicas e significativas. A capacitação foi ofertada pela UFT de Tocantinópolis.

Segundo a diretora da escola, Vaneça Alves da Silva de Sousa, as intervenções tiveram um saldo positivo. “A Feira foi um sucesso. Tivemos uma participação significativa da comunidade local e nos surpreendemos com a desenvoltura dos alunos. Neste ano proporcionamos diversos momentos voltados para a matemática e é gratificante perceber que neste processo alunos e professores tornam-se pesquisadores, compreendendo conceitos e estratégias matemáticas que permitem desenvolver práticas exitosas. Os resultados dessa experiência foram muito satisfatórios”, avaliou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSenadora pede que TCU destrave as obras do projeto de irrigação Sampaio
Próximo artigoEduardo Siqueira Campos presta depoimento à PF