Prefeito Ronaldo Dimas
Prefeito Ronaldo Dimas
Prefeito Ronaldo Dimas

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, esteve na última semana na Clínica-Escola Mundo Autista, localizada no Bairro São João, no Centro Municipal de Fisioterapia, onde autorizou a ampliação da estrutura com adaptações já para o próximo ano. Um galpão e uma cozinha são algumas das propostas apresentadas ao prefeito pela coordenadora da clínica, a médica Luciana Santana, e a coordenadora pedagógica Tânia Alves, durante a visita, para melhor atender as 88 crianças hoje em tratamento na unidade.

O prefeito, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo, visitou as salas da clínica e analisou o melhor aproveitamento dos espaços, com uma estrutura que comporte mais atendimentos e proporcione mais conforto aos profissionais, às mães e às crianças autistas.

Também foi discutido durante a visita o aumento do quadro de profissionais na clínica, para complementar a equipe. Segundo a coordenadora Luciana, serão necessários mais dois psicólogos, um terapeuta ocupacional, um auxiliar administrativo, uma fonoaudióloga e uma psicopedagoga. Hoje a clínica atende com uma psicopedagoga, arteterapeuta, dentista, musicoterapeuta, assistente social, pedagoga e médica clínica geral.

“Nossa maior demanda é pela manhã, mas à tarde pode-se ter o mesmo ritmo, caso a clínica consiga complementar o quadro de funcionários”, disse ela para Dimas, que garantiu para o início do ano que vem a complementação da equipe.

Apoio estadual e federal
Dimas pediu às coordenadoras que pedissem o aumento da emenda de R$ 100 mil garantida à clínica pelo deputado estadual Elenil da Penha, para R$ 300 mil para realização de uma reforma ainda maior no local. Dimas ainda garantiu que a clínica contará também com o apoio do Governo Federal.

“Com um termo de cooperação, apoio do assessor jurídico da saúde e apoio do Governo Federal, é possível verificar as formas corretas de trazer esses recursos e mudanças para a clínica. Isso tudo é muito importante para gente buscar, é um projeto que vem trazendo resultados desde o começo. E é recurso na saúde”, finalizou.

Para o presidente Marcus Marcelo, reforçou que seria necessário que o Estado também disponibilizasse recursos para a clínica, já que é referência na região. “O projeto Mundo Autista nasceu através de uma parceria e agora quer se adequar às atuais necessidades, somos referência nessa especialidade no Tocantins e o papel do Estado é fundamental”, comentou o vereador.

Mundo Autista
A Clínica-Escola Mundo Autista oferece terapias por meio da musicoterapia, a terapia ocupacional, a psicopedagogia, a fisioterapia e a arteterapia, além de tratamentos médicos e odontológicos. Tudo isso vem amenizando os prejuízos cognitivos e comportamentais que ajudam numa abordagem melhor, feitas pelas famílias e pelos profissionais que trabalham diretamente com as crianças autistas nas escolas e creches.

A clínica é a terceira pública já implantada no País e faz parte dos compromissos da gestão Dimas de criar ambientes públicos de inclusão e atendimento especializado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno inicia Curso de formação para nova turma de aprovados no concurso da Polícia Civil
Próximo artigoSegunda etapa de vacinação contra febre aftosa é lançada oficialmente no Tocantins