TCU
TCU
TCU

O Município de Araguaína está entre os cinco municípios do Brasil indicados ao Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão, instituído pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como reconhecimento aos municípios, organizações federais da administração direta, sociedade de economia e empresas públicas com melhores métodos gerenciais. O prefeito Ronaldo Dimas receberá a premiação em solenidade que acontecerá nesta terça-feira, dia 29, no auditório do edifício-sede do TCU, em Brasília.

O prêmio tem como objetivo incentivar a adoção do aperfeiçoamento da aplicação de recursos federais e dos serviços prestados pelos entes públicos à sociedade. Os municípios e instituições premiados ficarão identificados como os melhores locais para investimentos da iniciativa privada, o que terá consequências positivas para sua economia.

Avaliação

As instituições selecionadas foram identificadas através da análise de questionários sobre os métodos gerenciais em diversos setores, executados por prefeitos, secretários municipais e ministros, além dos dirigentes de órgãos federais, considerando três critérios de governança: liderança, estratégia e controle.

Serão premiados três órgãos da Administração Direta, três órgãos da Administração Indireta e cinco municípios, sendo um por região do país. Os onze vencedores receberão diploma e troféu.

Foram considerados ainda os relatórios emitidos desde 2014 pelos tribunais estaduais, com informações obtidas através das respostas das organizações federais, estaduais e municipais a mais de 12 mil questionários. Posteriormente, os auditores checaram in loco as respostas recebidas a fim de constatar as boas práticas de governança pública. Com este trabalho foi criado o Índice de Governança e Gestão (IGG), onde os municípios e instituições avaliados podem ser classificados em três faixas de desempenho (inicial, intermediária e avançada).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDesvio de milhões no TO pela família Miranda começou em 2003, 1º mandato do Governador
Próximo artigoAcusado de atirar na cabeça de empresário durante assalto em Araguaína é preso