Procuradora-Geral da Justiça do Estado, Vera Nilva Lira
Procuradora-Geral da Justiça do Estado, Vera Nilva Lira
Procuradora-Geral da Justiça do Estado, Vera Nilva Lira

O Presidente Estadual do PROS Tocantins, Ataídes Oliveira, entregou à Procuradora-Geral da Justiça do Estado, Vera Nilva Lira, nesta segunda-feira, 18, um relatório baseado em auditoria feita pelo Ministério da Previdência Social no Igeprev. A carta denúncia pede investigação das irregularidades quem vem sendo denunciadas e apontam fortes indícios de desvio de dinheiro público.

Segundo Ataídes o MPE tem a competência de tomar as providências legais e agir diante dessas denúncias: “Esta Carta Denúncia revela todas as mazelas desses gestores do Igeprev. Estamos pedindo providências para que o MPE faça alguma coisa, porque o que a gente vê diante desses laudos desse relatório é que esses gestores não tem noção do que é certo ou errado ou se trata de uma quadrilha organizada”, afirmou Ataídes.

Sobre o rombo de mais de quinhentos milhões já revelados até agora, Ataídes demonstrou preocupação sobre a possibilidade desse dinheiro não retornar aos cofres públicos: “de todo esse dinheiro desviado, grande parte dele, algo em torno de trezentos milhões não serão recuperados. O Estado teria que ressarcir esse Instituto porque vai faltar dinheiro para os aposentados e alguém vai ter que pagar”.

Na reunião com a Procuradora-Geral Vera Nilva Lira, foram entregues a denúncia e o relatório da auditoria. Em resposta, a Procuradora disse que o MPE já vem levantando informações e investigando as irregularidades no Igeprev. Segundo Vera Nilva, na última semana, uma comissão dos sindicatos a procurou pra falar do assunto. “na próxima semana, no próximo dia 26, farei uma visita ao Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para levar a gravidade da situação”. Ela destacou ainda a inconstitucionalidade da lei estadual que autoriza o Estado a utilizar recursos do Igeprev para custear o Plansaúde. Vera Nilva pretende pedir a revogação da referida lei. “É um absurdo isso, custear a assistência à saúde com os fundos da aposentadoria”, afirmou a Procuradora.

Ataídes Oliveira foi contundente nas declarações e não economizou críticas aos gestores do Igeprev. “A partir do momento em que um gestor é capaz de desviar milhões de reais da poupança de trabalhadores que batalharam anos pensando em sua aposentadoria, qualquer ser humano, tocantinense, tem que se preocupar e eu, como presidente do PROS, me sinto na obrigação de me movimentar sobre isso. Essas pessoas tem que ser responsabilizadas pelos seus atos e eu digo mais, no Presídio da Papuda em Brasília ainda tem muita vaga”.(ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE aciona Justiça para que Estado cumpra sentença e amplie número de leitos de UTI
Próximo artigoJosé Geraldo recebe homenagem de artista plástico araguainense