Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Falhas na fiscalização de lavagens de veículos oficiais levam MPTO a cobrar mudanças na gestão de contratos em Brejinho de Nazaré
    NORTE

    Falhas na fiscalização de lavagens de veículos oficiais levam MPTO a cobrar mudanças na gestão de contratos em Brejinho de Nazaré

    By Norte do Tocantins12 de outubro de 2026
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Apuração apontou pagamentos em bloco sem checagem de quilometragem e falta de treinamento para servidores encarregados de atestar os serviços
    Pagamentos de faturas acumuladas sem a devida conferência individualizada, ausência de controle de quilometragem e registros de lavagens repetidas de um mesmo veículo em curtos intervalos de tempo chamaram a atenção do Ministério Público do Tocantins (MPTO) para falhas na fiscalização do contrato de limpeza da frota municipal de Brejinho de Nazaré, na região Central do Estado.
    Diante dos indícios de fragilidade no acompanhamento das despesas públicas e da constatação de que servidores atuavam sem capacitação prévia para a função de fiscalização, a 5ª promotoria de Justiça de Porto Nacional solicitou que a prefeitura adote medidas imediatas de correção.
    A apuração identificou que notas fiscais com várias lavagens eram aprovadas sem a apresentação das fichas individuais exigidas na licitação. Esses documentos deveriam informar a data do serviço, a placa do veículo, a quilometragem registrada, o valor cobrado e a assinatura do motorista.
    Outro problema foi a falta de capacitação dos fiscais. Em depoimentos ao MPTO, servidoras responsáveis pela função relataram que não haviam recebido treinamento para acompanhar a execução dos contratos.
    Com isso, faturas referentes a dezenas de lavagens mensais eram aprovadas sem a conferência direta dos serviços e sem a comparação com os registros de circulação dos veículos.
    Controle dos serviços e pagamentos
    Para corrigir as falhas, o MPTO recomendou que a prefeitura inclua, em até 30 dias, todos os servidores designados para a fiscalização de contratos em curso específico de capacitação, com comprovação da matrícula e da conclusão. O município também deverá editar, em até 15 dias, uma norma interna para estabelecer regras de fiscalização, conferência e pagamento dos serviços contratados para a frota.
    Pela orientação, cada lavagem deverá ser comprovada por uma ordem de serviço ou ficha individual, com informações como data, placa, quilometragem, tipo de serviço, valor e assinatura do motorista.
    O MPTO recomendou ainda que a prefeitura deixe de aprovar faturas com valores e quantidades globais, sem a identificação detalhada dos serviços realizados. Outra medida é a implantação de um controle diário de circulação dos veículos em todas as secretarias, por meio de diário de bordo ou ordem de tráfego. Esses registros deverão ser comparados com as informações das lavagens antes da autorização dos pagamentos.
    Estrutura de fiscalização
    A recomendação também prevê a revisão da estrutura responsável pela fiscalização dos contratos, especialmente no Fundo Municipal de Saúde. O objetivo é garantir um número adequado de fiscais titulares e substitutos, evitando que o acúmulo de funções comprometa a conferência dos serviços e documentos.
    DESTAQUE
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleEx-policial militar é condenado a mais de 15 anos de prisão por homicídio após acidente de trânsito em Palmas
    Next Article “Flávio Bolsonaro escolheu a Professora Dorinha como sua candidata no Tocantins”, afirma Eduardo Gomes em encontro com prefeitos
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Goiatins terá eleição extra para prefeito no mesmo dia da disputa pelo Governo e Presidência

    13 de outubro de 2026

    PF intensifica combate à falsificação de moeda e à lavagem de dinheiro no Tocantins

    13 de outubro de 2026

    Justiça do Tocantins promove mutirão para destravar cerca de 200 processos criminais e acelerar acordos

    12 de outubro de 2026

    Ex-policial militar é condenado a mais de 15 anos de prisão por homicídio após acidente de trânsito em Palmas

    12 de outubro de 2026

    Segundo turno no Tocantins movimenta grupos políticos e aumenta expectativa pela disputa

    8 de outubro de 2026

    Polícia Civil cumpre medidas judiciais e conclui investigação sobre homicídio de brigadista em Formoso do Araguaia

    8 de outubro de 2026

    Últimas Notícias

    Goiatins terá eleição extra para prefeito no mesmo dia da disputa pelo Governo e Presidência

    13 de outubro de 2026

    PF intensifica combate à falsificação de moeda e à lavagem de dinheiro no Tocantins

    13 de outubro de 2026

    Justiça do Tocantins promove mutirão para destravar cerca de 200 processos criminais e acelerar acordos

    12 de outubro de 2026

    “Não sou ingrato”: Vilmar do Detran reafirma apoio a Dorinha e declara lealdade ao grupo de Wanderlei

    12 de outubro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.