Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Alunos da Rede Municipal de Palmas participam da Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb)
    PALMAS

    Alunos da Rede Municipal de Palmas participam da Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb)

    By Norte do Tocantins27 de outubro de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Foto: Secom Palmas

    Começou na manhã desta segunda-feira, 27, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para mais de 8.600 alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Palmas. A avaliação segue até o dia 7 de novembro e tem como foco medir os conhecimentos e habilidades desenvolvidos pelos estudantes ao longo da trajetória escolar.

    Neste primeiro dia de avaliações, estudantes de sete unidades educacionais da rede farão os testes do Saeb que são considerados a principal ferramenta de diagnóstico da qualidade da educação brasileira, servindo de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2025.

    Conforme a secretária executiva pedagógica, Cândida Cecília, que acompanhou de perto a aplicação das provas na Escola Municipal Crispim Pereira, em Taquaruçu, no decorrer dos próximos dias, 40 unidades de ensino da Capital participarão da aplicação das provas, que envolvem questões de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, de forma amostral, alguns alunos do 2º, 5º e 9º anos também realizam avaliações adicionais — os do 2º ano em Língua Portuguesa e Matemática, e os dos 5º e 9º anos nas áreas de Ciências da Natureza ou Ciências Humanas.

    “Essa amostra permite traçar um retrato ainda mais abrangente da aprendizagem na rede municipal, e com os resultados conseguimos acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes e o impacto das práticas pedagógicas adotadas nas escolas de Palmas.”, revela a secretária.

    Aplicado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Saeb também coleta informações contextuais por meio de questionários respondidos por alunos, professores e diretores, contribuindo para a construção de políticas públicas que fortaleçam a qualidade do ensino.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleDeputado Cleiton Cardoso entrega ambulância adquirida para o município de Pau D’Arco
    Next Article Sesc abre inscrições para Festival de Causos e Poesia Declamada 2025
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Festival Gastronômico de Taquaruçu tem inscrições prorrogadas até terça, 21

    18 de julho de 2026

    Aeronave cai após decolar na região norte de Palmas; mulher morre e dois homens ficam feridos

    18 de julho de 2026

    Obras na ponte entre Palmas e Luzimangues alcançam 85% de execução e exigem atenção redobrada de motoristas e ciclistas

    17 de julho de 2026

    Prefeitura de Palmas orienta beneficiários sobre calendário de pagamento do Bolsa Família em julho

    17 de julho de 2026

    Palmas está entre as cidades que mais geram empregos em logística, inovação e construção civil no Brasil

    13 de julho de 2026

    Palmas lidera ranking de crescimento do ISS entre as capitais brasileiras e é a 4ª no IPTU

    10 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.