Atrativos turísticos do Tocantins despertam interesses em comitiva de agentes de viagens internacional: Mazim Aguiar/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da secretaria do Turismo (Setur), realizou, pesquisa, entre os dias 27 e 30 de setembro, durante ABAV Expo 2023, que ocorreu no Rio de Janeiro. Realizada pela Gerência de Pesquisas e Informações Turísticas da pasta, a ação revelou o interesse dos empresários do segmento de agências de viagens do Brasil e do Exterior a expandirem seus negócios no Tocantins.

De acordo com a estimativa da superintendência do Turismo da Setur, dos mais de 40 mil visitantes do evento, cerca de 70% desse público visitou o estande do Tocantins. A pesquisa, por amostragem, apontou que 80% afirmaram atuar em agências de viagem. Do total, 58% ainda não comercializam o Tocantins, mas 79% confirmaram interesse em expandir seus negócios no Estado.

O Jalapão continua sendo a região turística mais difundida: 51% afirmaram ter conhecimento sobre o destino, e 13% já tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos da região.

Do total de entrevistados, 44% já ouviu falar da região das Serras Gerais, e 26% tem interesse em saber mais sobre outro paraíso natural, o Cantão.

O agente de viagens de Chicago, Jessen Guerra, esteve na ABAV para conhecer novos lugares do Brasil e o estande do Tocantins se mostrou uma grata surpresa. “Vi que existem lugares no Tocantins com belas paisagens, rios e cachoeiras maravilhosas. Fiquei feliz em conhecer tanta diversidade”, pontuou.

Ainda de acordo com a pesquisa, Bonito (MS) foi apontado como o principal concorrente dos destinos naturais tocantinenses (63%), seguido pela Chapada dos Veadeiros (GO), com 20%, Chapada das Mesas (MA), 8%, e Chapada Diamantina (BA), 8%.

Corredor do Ecoturismo

Esta realidade poderá mudar em pouco tempo, já que um dos projetos do Governo do Tocantins é criar um corredor de ecoturismo ligando Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Serras Gerais e Chapada das Mesas. “Temos muitas surpresas para o futuro, de colocar Goiás e Tocantins como referências mundiais de ecoturismo”, enfatizou o presidente da Agência Goiana de Turismo e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, Fabrício Amaral.

O superintendente do polo de Chapada das Mesas, Beto Kelnner, também ressaltou a importância deste projeto. “A rota Chapada-Jalapão já acontece espontaneamente, principalmente pelos empresários, mas a entrada dos governos, em parceria técnica, para fomentar isso, significa que vai muito mais longe”, pontuou, ao acrescentar que o Bico do Papagaio e outras localidades também terão muito a ganhar.

Avaliação

O governador Wanderlei Barbosa marcou presença na abertura da ABAV Expo e falou da importância de divulgar o Estado e seus diversos atrativos. “Vir ao Rio de Janeiro, nesta grande Feira, conversar com empresários do turismo, com operadores do turismo, e mostrar as belezas do Tocantins foi a nossa meta”, disse.

“Quando falamos do Turismo do Tocantins, nós compreendemos a importância do lago de Palmas, das cachoeiras de Taquaruçu, de tudo, temos que vender o Tocantins por igual: as comunidades quilombolas, ribeirinhas, as bacias hidrográficas, enfim, tudo isso promove o nosso Estado”, completou o Governador.

Ao enfatizar que o apoio do governador Wanderlei Barbosa garantiu o sucesso da participação do Tocantins na Feira, Hercy Filho lembrou que recebeu elogios dos colegas secretários, dos prefeitos e dos frequentadores em geral pelo belo estande. “A meta de aumentar o interesse pelo Tocantins e seus roteiros foi atingida e, após a ABAV Expo, o Estado receberá mais visitantes. “Promover o Estado é fazer com qualidade, é criar roteiros que possam convencer o turista de que os produtos naturais e culturais que o Tocantins tem são valiosos para nossa nação”, comemorou.

O presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, ressaltou a importância de divulgar o ecoturismo do Tocantins. “O Tocantins é um lugar que a gente precisa olhar com muito carinho. O Brasil não é só sol e praia. Por isso, temos que mostrar essa riqueza do turismo de natureza, do turismo de aventura. O Tocantins é um dos produtos que temos para colocar na prateleira principal e fazer com que o mundo conheça”, disse.

Balanço

O estande do Tocantins, pelo diferencial na estrutura e comunicação visual, atraiu milhares de visitantes. O kit de apresentação do Estado foi o mais elogiado da feira, assim como a ecobag do Descubra o Tocantins, as apresentações do grupo Tambores do Tocantins e a gastronomia, representada pelo biscoito Amor Perfeito, a paçoca de carne seca, o chambari, além dos licores e da cachaça artesanal.

De Paraíso do Tocantins, empresário do ramo de gastronomia Pedro Bandeira Nunes, comemorou os elogios ao seu chambari, ressaltando que serviu mais de mil porções durante a Feira.

O Tocantins levou ao Rio de Janeiro uma comitiva com cerca de 250 pessoas, uma das maiores do evento, a exemplo de empresários, gestores públicos e técnicos da Setur e outras entidades envolvidas no projeto.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins teve redução histórica no ranking nacional de queimadas, segundo dados do INPE
Próximo artigoSTF julga separação dos bens em casamento das pessoas acima de 70 anos