Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Governador Wanderlei Barbosa acompanha comitiva do Tocantins à COP 27 no Egito
    NORTE

    Governador Wanderlei Barbosa acompanha comitiva do Tocantins à COP 27 no Egito

    Por Norte do Tocantins29 de outubro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Governador Wanderlei Barbosa

    O Diário Oficial do Tocantins publicou nesta quinta-feira, 27, a lista da delegação que irá acompanhar o governador Wanderlei Barbosa para participar das discussões da 27ª. Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas –  COP 27, em Sharm EL Sheikh, no Egito, que será realizada no período de 06 a 18 de novembro. Além de Wanderlei Barbosa, outros nove servidores, entre secretários e técnicos compõem a equipe do Governo de  Tocantins na conferência, além da ativista indígena Narúbia Werreria.

    Durante a conferência, o Tocantins irá apresentar ao mundo as ações de redução de desmatamento e queimadas e, também, mostrar a líderes de países e Ceos de empresas internacionais que estão no mercado de carbono que o estado está elegível perante à Comissão Nacional de Redd+ (CONAREDD+) para acessar recursos provenientes de pagamentos por resultados  na ordem de  200 milhões de toneladas de créditos de carbono no bioma Amazônia e Cerrado.

    “Será um momento importante de mostrar aos países dos diversos continentes que o Tocantins vem agindo com responsabilidade na condução do desenvolvimento sustentável, com respaldo legal e compromisso com a governança ambiental, o que o torna apto para ingressar no mercado de carbono jurisdicional”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

    A agenda de compromissos do governador Wanderlei Barbosa inicia-se  dia 10 de novembro com a apresentação do Programa Jurisdicional de REDD+ e da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável no Hub Amazônia. Ainda no dia 10, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Miyuki  Hyashida acompanha o governador na mesa-redonda do Consórcio da Amazônia Legal com o Tema Financiamento Climático: o Papel da sociedade Civil.

     Miyuki Hyashida  destaca que “O Programa  REDD+ Jurisdicional do Tocantins é uma arquitetura robusta de planejamento e uso da terra em larga escala, oferece segurança e subsídio ao programa de economia de baixa carbono com a  transformação de recursos ambientais em ativos financeiros, redução de pressão do desmatamento e da degradação e garantia das salvaguardas socioambientais que devem promover a cidadania e o protagonismo dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares”.

    No dia ’12 de novembro, Narubia Werreria falará sobre “A importância dos povos indígenas para o programa jurisdicional de REDD+ do Tocantins”. A programação segue até o dia 17 de novembro, onde o governador terá importantes encontros  bilaterais em busca de recursos para investir nas ações ambientais do Tocantins.

    Segundo a superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais da Semarh,  Marli Santos, os recursos oriundos de créditos de carbono  podem contribuir para que o estado invista no desenvolvimento da sua estratégia de baixas emissões de gases do efeito estufa que é a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável que visa o desenvolvimento em quatro eixos: infraestrutura, social, econômico e ambiental.

    A superintendente pontua que na COP 26 o Tocantins assinou Memorando de Entendimento com a organização internacional BEEF para acessar recursos de pagamento por resultados de REDD+ e, integrou, também, a assinatura de um memorando do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal com a Coalisão Leaf para acessar fundo  bilionário.

    “Com relação a BEEF nós assinamos um acordo de cooperação técnica e evoluímos nos estudos da possível transação dos créditos históricos. Já em  relação à Coalisão Leaf, recentemente, recebemos da Coalização uma Carta de Intenções para aquisição do nossos créditos futuros e esta Carta de Intenções está sendo analisada e temos a expectativa que esta negociação resulta em  frutos na COP 27”, explicou.

    Delegação

    Além do governador Wanderlei Barbosa, a delegação do Governo do Tocantins é composta pela Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, MiyukiHyashida, o secretário de Estado da Governadoria, Jairo Mariano, o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, a Secretária-executiva  de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Karynne Sotero, o repórter fotográfico, João Di Pietro, a Superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente, Marli Santos, o ajudante de Ordens do Governador, José Roberto de Oliveira Mendes, a assessora especial do gabinete do governador,  Katiuscya Barbosa Chaves Cintra e pela assessora de apoio à Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos , Mayra Beatriz de Jesus Dias.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorVídeo mostra momento que delegado do Amazonas é morto a tiros no Pará
    Próximo artigo Morador de Palmas é premiado com ano de conta de luz grátis
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.