Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Confiança dos empresários do Comércio chega ao maior índice do ano
    NORTE

    Confiança dos empresários do Comércio chega ao maior índice do ano

    Por Norte do Tocantins10 de outubro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Divulgação

    A pesquisa que mede a confiança dos empresários do Comércio de Palmas (ICEC) registrou no mês de setembro o seu maior índice do ano, chegando a 137 pontos. Quando comparado ao mês anterior a variação positiva é de 2,8%. Em contrapartida, quando a comparação é feita com setembro de 2020, a variação foi negativa, -1,7%.

    Os dados levantados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins mostram ainda que sobre o cenário atual, 67,3% dos entrevistados acreditam que a economia melhorou, 75,7% que o setor do comércio está melhor e cerca de 80% que sua empresa sentiu os reflexos dessas melhorias.

    Sobre a expectativa para os próximos meses, os empresários palmenses continuam otimistas. 88,8% consideram que haverá uma melhoria na economia, 94,2% que o setor melhorará e 94,5% que sua empresa terá melhorias.

    Ainda do total de 120 empresários entrevistados, 84% disseram que pretendem aumentar o número de colaboradores em sua empresa e 71,2% consideram seus estoques adequados. Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins e diretor da CNC, Itelvino Pisoni, este quadro é positivo. “A capital Palmas tem demonstrado um cenário positivo nos últimos meses, e esperamos que estes números sejam também similares nos outros municípios em que não realizamos a pesquisa, pois o comércio é um importante propulsor da economia”, disse.

    Diferente da capital do Tocantins, os dados da pesquisa nacional mostram um outro panorama. A ICEC Nacional marcou 125,5 pontos em setembro, redução de 2,6% no mês, com ajuste sazonal. Em um ano, porém, a confiança aumentou 5,2%, principalmente como efeito da retomada da circulação dos consumidores. Embora o otimismo dos comerciantes tenha evoluído positivamente este ano, o índice ainda está 2,7 pontos abaixo do nível antes da pandemia.

    Assim como em agosto, a avaliação das condições atuais da economia brasileira apresentou a maior redução no mês, de 7,1%, influenciada pela piora na percepção sobre o desempenho do comércio (diminuição de 8,1%). Esses resultados estão em linha com o volume de vendas no varejo em julho, que apresentou queda de 0,7%, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a terceira taxa negativa consecutiva. “Com redução em todos os segmentos, exceto combustíveis e lubrificantes, a inflação mais baixa e o Auxílio Brasil mais robusto não foram suficientes para evitar uma queda generalizada das vendas no varejo”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorConheça os vencedores da 31ª edição do Jets 2022
    Próximo artigo Toinho Andrade comemora implantação de unidade do Sine em Colinas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.