O Tocantins está entre os cinco Estados brasileiros que mais criaram empregos na variação relativa de geração de empregos formais, no acumulado do ano de janeiro a agosto de 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que foram divulgados ontem, 30, pelo Ministério da Economia.

Os dados são referentes ao mês de agosto de 2020, e apontam que pelo quarto mês consecutivo, ou seja, desde maio de 2020, o número de empregos vem crescendo. No acumulado do ano, considerando o período de janeiro a agosto, a variação relativa do saldo de empregos no Tocantins foi de 1,41%, o quinto melhor desempenho do país, sendo superado apenas pelos Estados do Acre 3,11%, Mato Grosso 1,80%, Maranhão 1,74% e Pará 1,67%.

Nesse mesmo período no Tocantins foram registradas 41.364  admissões, contra 38.691 desligamentos, deixando um saldo positivo de 2.673 novos postos de trabalho no mercado formal. O mês de agosto, foi o melhor mês do ano, para as contratações, deixando saldo de 2.040. O saldo é a difereça entre o número de admissões subtraindo as demissões em um determinado período.

Assim como nos outros meses do ano, a construção civil liderou a geração de empregos formais. No mês de agosto o setor contratou 1.284 trabalhadores e demitiu 609 deixando um saldo positivo de 675 novos postos de trabalho. Ao longo do ano as empresas do ramo registraram um acumulado de 11.779 postos de trabalho, entre os meses de janeiro a agosto, com 6,08% de variação relativa.

A melhoria também chegou aos setores de comércio e serviços, que vinham sendo penalizados com o desemprego, no período mais crítico da pandemia, no período de março a maio, já entre os meses de junho e agosto iniciaram uma reação. O setor de serviços contratou 1.925 trabalhadores e desligou 1.304, contribuindo com 621 novos postos e o comércio admitu 1.730 trabalhadores e desligou 1.117 contribuindo com 613 novos postos de trabalho.

Comparando com os meses anteriores, o espectro de faixa etária foi o mais amplo e melhor distribuído, até agora, atingindo pessoas com idades entre 18 a 39 anos. Por outro lado, quando consideramos a geração de empregos por grau de instrução, houve uma forte concentração nas contratações de trabalhadores de nível médio completo, foram 1.412 dos 2.040. Na distribuição por sexo, foram 1.552 homens e 488 mulheres.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, os números positivos refletem as iniciativas que tem sido tomadas pelo Governador Mauro Carlesse, para a retomada da economia tocantinense. “Muito tem sido feito para que o Estado retome sua trajetória ascendente de crescimento econômico, o saldo positivo desses dados são a prova de que as medidas tomadas pelo governo tem auxiliado nessa retomada e que estamos no caminho certo”, concluiu.

Comentários do Facebook
Artigo anterior20 prefeitos não tentarão reeleição, 04 se manterão neutros no pleito e 87 disputarão reeleição; aponta levantamento da ATM
Próximo artigoFazenda no norte do Tocantins corre o risco de ter bovinos sacrificados para evitar mal da vaca louca