Com propostas principais de orientar os municípios na gestão e execução do Cadastro Único e Programa Bolsa Família e qualificar técnicos, gestores e membros das instâncias de controle social, na uniformização e multiplicação das informações, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Setas, realiza, no período de 7 a 11 de outubro, visitas técnicas em Lagoa da Confusão, Crixás, Santa Rita e Oliveira de Fátima. Durante o evento, acontecem também reuniões com as famílias beneficiárias dos programas.

As visitas técnicas aos municípios tem objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados, assim como a continuidade das ações de busca ativa das famílias pobres e extremamente pobres, priorizando os grupos tradicionais e específicos no acesso a serviços e benefícios socioassistenciais e a outras políticas públicas, segundo a responsável pelo setor de Cadastro Único e Bolsa Família na Setas, Carmem Vendramini.

As visitas técnicas acontecem por solicitação dos municípios, a partir do levantamento realizado no sistema, onde se identificou municípios com gestores novos no período de 06/2018 a 06/2019. As ações já foram realizadas em 26 municípios.  No total, cerca de 40 municípios serão atendidos.

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Ao todo 30 programas são atendidos no Cadastro Único.

No Tocantins o total de famílias inscritas no Cadastro Único, em junho de 2019, era de 292.882.

PBF

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza.

No Tocantins, 116. 179 famílias receberam o benefício do Programa Bolsa Família, em agosto de 2019. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 189,83 e o valor total transferido pelo governo federal em benefícios às famílias tocantinenses atendidas alcançou R$ 22.054.755,00 no mês. (Informações do Ministério do Desenvolvimento Social).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPM prende homem por porte ilegal de arma de fogo em um bar em Araguatins
Próximo artigoPolicial da Força Tática conquista medalha de ouro em campeonato brasileiro de Jiu-jitsu realizado em Araguaína