OAB - Tocantins
OAB-TO

Previsto para ser divulgado no dia 10 de outubro, o resultado da segunda etapa do Exame da Ordem é aguardado por 356 candidatos. A prova é promovida pelo Conselho Federal da Ordem e organizada pela Fundação Getúlio Vargas. No Tocantins, a administração da prova fica da Comissão de Exame da Ordem e Seleções, presidida pela advogada Elisângela Mesquita.

“Fizemos a segunda etapa da prova no dia 17 de setembro, em Palmas e Araguaína. Gurupi ficou abaixo dos 40 aprovados na primeira etapa e, assim, os alunos excepcionalmente fizeram as provas em Palmas. Não houve qualquer problema e os candidatos foram recebidos por advogados membros da nossa comissão e receberam todas as orientações”, frisou Elisângela.

Ela ressaltou a importância do Exame, destacando ser um filtro necessário para a profissão. “Temos mais de 600 novos advogados por ano só no Estado. No Brasil, somamos mais de 1 milhão. O Exame é necessário, tendo em vista que a profissão preciosa ser exercida por profissionais capacitados”, salientou.

Nesta segunda etapa, conhecida como prático-profissional, os examinandos responderam a quatro questões escritas discursivas e prepararam uma peça profissional. Com duração de cinco horas, o candidato optou por uma das áreas do direito no ato da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e advogada, podendo ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo, ainda, os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProerd forma 77 crianças em solenidade de formatura em Araguaína
Próximo artigoQuatro armas de fogo são apreendidas e suspeitos são presos pela PM no norte do Estado