Com o objetivo de facilitar o acesso a crédito para municípios e empresários do Bico do Papagaio, bem como expor os incentivos fiscais disponíveis no Tocantins aos diversos setores econômicos, o Governo do Estado levou para Araguatins (a 611 Km de Palmas), no Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, representantes de instituições financeiras públicas e privadas, para um diálogo direto com os agentes de desenvolvimento da região.

Uma mesa redonda realizada na tarde desta quinta-feira, 19, no auditório do evento no Instituto Federal do Tocantins, reuniu representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, cooperativa de crédito Sicredi, Banco do Empreendedor e Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO).

A proposta, de acordo com o gerente de Atração de Investimentos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Alan Rickson de Araújo, foi abrir um espaço para que as próprias instituições pudessem expor as linhas de crédito disponíveis  e criar um dialogo com as prefeituras municipais e empresários que necessitam de recursos para execução de projetos.

“Para que ocorra o desenvolvimento econômico, são necessárias algumas premissas como infraestrutura e capacitação, mas a gente não fala em desenvolvimento econômico se não tivermos dinheiro circulando, que possa ser crédito para aqueles que querem empreender, montar ou fazer crescer seus negócios”, frisou o gerente, responsável por mediar o diálogo no fórum.

A apresentação proporcionou aos presentes conhecer como pessoas físicas, jurídicas e governos podem acessar os recursos. “Este espaço abre a possibilidade de todos entenderem que existe mais de um nicho no sistema financeiro. Aqui, trouxemos todos os agentes financeiros que estão atuando nessa região para que pudessem mostrar as suas principais linhas de crédito e produtos”, reforçou Alan Rickson, acrescentando que tanto em Araguatins quanto nas demais regiões onde o Fórum já foi realizado, as informações levadas sobre acesso a crédito têm favorecido as instituições financeiras, municípios e empresários.

Para o gestor da Seden, secretário Alexandro de Castro Silva, a apresentação realizada pelos bancos durante o Fórum contribui para fortalecer o setor empresarial e é parte do esforço do Governo de tornar realidade a transformação da produção primária do Estado. “Nós precisamos ir preenchendo as lacunas existentes e permitindo, através de ações do Governo e de entidades financeiras e suas linhas atrativas de crédito, o surgimento de novos empreendimentos ou mesmo com a ampliação daqueles que já existem”, enfatizou o secretário.

Incentivos Fiscais

Além das alternativas de financiamento, a mesa redonda também apresentou as leis de incentivos fiscais do Estado, que visam atrair empreendedores de todos os setores, como indústria, comércio, agronegócio, confecção, logística, distribuição de produtos, transportes, dentre outros.

Sobre o fórum

A 3ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins teve início na manhã desta quinta e se estende até esta sexta-feira, 20, em Araguatins. O evento, promovido pela Seden e parceiros, se propõe a discutir os desafios e oportunidades de desenvolvimento para os municípios da região extremo-norte do Tocantins, no Bico do Papagaio. As atividades incluem palestras, mesas redondas, painéis de diálogo, workshop’s e case de sucesso de gestão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEx-prefeito de Fátima ministra palestra durante Fórum do Desenvolvimento, em Araguatins
Próximo artigoMarcelo Miranda participa do Fórum de Desenvolvimento Econômico em Araguatins nesta sexta