Palestra sobre o câncer de mama - HMA - Outubro Rosa
Palestra sobre o câncer de mama – HMA – Outubro Rosa

A informação e a conscientização são as armas mais poderosas para prevenir e combater o câncer de mama, doença que mais afeta as mulheres em todo o Brasil. Por isso, o Hospital Municipal de Araguaína (HMA), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou uma pequena palestra para os pacientes em espera de atendimento na recepção da unidade, no último dia 26, ainda dentro das comemorações do Outubro Rosa.

A campanha foi lembrada em todos os departamentos do hospital com laços rosas colocados nas portas e fitas presas nos crachás dos colaboradores.

A analista do NEP, Síntia Barros, lembrou que a troca de informações e experiências é o caminho mais certo para atingir a conscientização. “A ideia que é as pessoas aqui compartilhem esse conhecimento com seus familiares, vizinhos, que amplifiquem as informações”.

A enfermeira do HMA, Cristiana Alves, e a estudante de Medicina, Maryanne Sales Oliveira Grota, foram as responsáveis por compartilhar as orientações preventivas e falou, principalmente, da importância do autoexame e da mamografia periódica.

“A principal mensagem que quisemos passar é a atenção com o câncer para mulheres a partir dos 40 anos, porque o índice de exames ainda é baixo pelo medo de descobrir a doença. Mas o diagnóstico precoce permite que o tratamento seja mais eficiente no início. A gente costuma falar para elas terem o hábito de fazer o autoexame da mama para detectar massas estranhas. Mas é importante frisar que nem toda massa que pode aparecer significa necessariamente um câncer”, disse Maryanne.

A palestra abriu espaço para que as pacientes tirassem suas dúvidas. Foi o que fez a estudante de Enfermagem, Thayza Trindade. “A principal dúvida minha e de boa parte das mulheres é a questão do período menstrual, quando nossas glândulas ficam mais avantajadas e às vezes pode dificultar no autoexame”.

A palestrante orientou que as mulheres escolham um dia do mês, fora do período menstrual, para fazer o autoexame mensalmente. É um compromisso que precisa ser firmado consigo próprio.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVice-presidente nacional da OAB aponta precarização da Justiça e prejuízo à cidadania
Próximo artigoFilhos de PM’s recebem palestras sobre higiene bucal em Araguatins