O dia foi Dentista, mas quem ganhou o presente foram as mães dos pacientes infantis internados no Hospital Municipal de Araguaína (HMA), referência pediátrica na região norte do Tocantins. No dia 25, quando se comemora, também, o Dia da Saúde Bucal, alunas do 7º e 8º período de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO, acompanhadas da professora Lídia Hidalgo, compartilharam um pouco de seus conhecimentos na brinquedoteca da unidade.

A equipe da FACIT levou bonecos em forma de dentes, fantoches e cartolinas para falar da importância da prevenção dentro da saúde bucal, os cuidados com os dentes de leite, formas corretas de escovação, trocas de escova e a alimentação com pouco ou quase nenhum açúcar para as crianças a fim de evitar cáries.

“Na escovação dos dentes, tudo vai depender da faixa etária. A gente orienta o uso do creme dental com flúor, mas a quantidade é bem pouquinha. Para as crianças que ainda não sabem cuspir, tem que colocar um grãozinho de arroz. Para aquelas que já sabem, pode ser um pouco mais, do tamanho de um grão de ervilha. E escovar antes de dormir, que é extremamente importante”, acrescentou a professora Lídia.

Ajudar e ser ajudado

A aluna Poliana Trevisan, do 8º período de Odontologia, ressaltou que todo contato com a comunidade é extremamente gratificante. “Sempre que a gente tem essas visitas extra muro, é uma experiência maravilhosa, porque a gente já sente um gostinho de poder fazer algo pela comunidade, de poder doar um pouco do que a gente sabe. E a gente vê que é válido, as mães receberam muito bem a nossa visita. A gente fica muito feliz.”

Esse foi justamente o sentimento da Jordane Soares Carvalho, mãe do Arthur, de 11 meses. “Eu achei tudo interessante. Gostei muito de saber que as escovas têm que ser trocada com alguns meses. Eu já tenho o hábito de escovar os dentes dele, mas percebi que não fazia tão certo assim. Agora vou escovar direitinho”, contou a dona de casa.

Parcerias pelo próximo

Para a analista do Núcleo de Educação Permanente do HMA, Síntia Barros, a colaboração da FACIT foi engrandecedora. “Essas parcerias são extremamente importantes para nosso trabalho social junto às mães dos pacientes. Queremos compartilhar informações sobre a saúde do corpo todo, incluindo a bucal, porque sabemos que muitos problemas podem ser evitados quando os dentes são bem cuidados”.

 

Comentários do Facebook