Alunos de Xambioá se reúnem para chamar a atenção sobre seca do Araguaia - Foto: Fabrício Moura
Alunos de Xambioá se reúnem para chamar a atenção sobre seca do Araguaia – Foto: Fabrício Moura

Estudantes de Xambioá gravaram um clipe na manhã desta terça-feira, 10, para chamar a atenção para a situação do rio Araguaia. Com a forte seca, a água desapareceu e bancos de areia surgiram no rio. Preocupados com a situação, professores e cerca de 200 alunos do ensino médio do Colégio Estadual José Bonifácio, em Xambioá, participaram da gravação.

De mãos dadas os participantes fizeram o símbolo SOS, que é usado mundialmente como pedido de socorro. Eles se posicionaram em meio ao rio e cantaram de mãos dadas a música Planeta água que fala sobre a importância da água para a vida na Terra.

A estudante de 15 anos, Joana da Silva Aguiar, descreveu a manhã como marcante para a vida dela. Para sobreviver precisamos de água e a fonte aqui [Xambioá] é o Araguaia. Todos nós estudantes estamos com o mesmo pensamento e queremos cuidar dele. Foi muito forte e sei que de alguma forma estou fazendo minha parte para preservar.

O coordenador pedagógico da escola, Cosmo Nascimento Silva, diz que levou os alunos para o rio para que eles reflitam sobre as próximas gerações. Eles precisam ver de perto a situação, ver como o rio está. Assim vão pensar sobre o rio que querem deixar para seus próprios filhos e para as próximas gerações.

Com o clipe editado, a escola pretende encaminhar as imagens para autoridades locais e estaduais para que alguma atitude seja tomada a respeito do rio. Nós moramos ao lado do rio, mas o cuidado com ele tem que partir de todos. O Rio Araguaia não pode morrer, finaliza o coordenador. (Com: G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia Civil incinera drogas que foram apreendidas em Guaraí e região
Próximo artigoCarlesse comenta processo de impeachment contra Marcelo Miranda e diz que sua meta é ser governador