Alunos de escolas públicas estadual,em Guaraí
Alunos de escolas públicas estadual,em Guaraí

Momento de contato direto com aqueles que são o principal foco das ações da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o encontro com os alunos da rede estadual de ensino abre portas para o diálogo entre a gestão estadual da educação e os estudantes tocantinenses. Em Guaraí, o encontro foi realizado na sala de reuniões da Diretoria Regional de Educação e contou com a presença de cerca de 50 alunos de escolas jurisdicionadas à DRE.

Durante a reunião, a secretária Wanessa Zavarese Sechim destacou pontos importantes da gestão estadual da educação, como a proposta pedagógica para 2017 e as mudanças promovidas no Regimento Escolar. Além disso, perspectivas para o futuro escolar dos jovens e as ações de apoio nos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também entraram na pauta do encontro entre o grupo gestor da Seduc e os alunos.

Sobre a proposta pedagógica e o Regimento Escolar, a secretária reforçou a participação de alunos e professores no processo de elaboração desses dois documentos norteadores da educação tocantinense. Já o Regimento Escolar, que tem como principal mudança o sistema avaliativo dos alunos, contou com a colaboração dos professores da rede estadual que participaram de pesquisa sobre o tema no primeiro semestre deste ano.

Para a professora Wanessa Sechim, o encontro com os estudantes é um dos pontos altos das ações da Seduc descentralizada. Conforme a gestora, o grande objetivo dos trabalhos da secretaria é garantir aos alunos uma educação de qualidade com acesso, atendimento, permanência e o fortalecimento da aprendizagem.

“O nosso objetivo é que todos os alunos da 3ª série do ensino médio e do 5º ano do ensino fundamental tenham um bom desempenho no Enem e na Prova Brasil. O Enem é, hoje, a porta de entrada para as universidades brasileiras e para o mercado de trabalho”, pontuou a gestora.

Para cumprir esse objetivo, a Seduc vem promovendo semanalmente aulões preparatórios para o Enem. Todos os sábados, centenas de estudantes de Palmas, Araguaína, Gurupi e Miracema participam das aulas extras com professores especializados em disciplinas consideradas críticas no exame.

Entre os estudantes, a possiblidade de participar de um bate-papo direto com a secretária e o grupo gestor da Seduc é um importante momento de contribuição para a educação pública do Tocantins. Para os alunos, saber que têm voz diante da Seduc ajuda a valorizar o trabalho que é realizado na sala de aula.

“É muito importante, pois nós podemos trazer para a secretária demandas que precisam melhorar nas nossas escolas, mas também compartilhar o que vem dando certo. Nosso sentimento é que estamos ajudando a melhorar a educação no nosso Estado”, apontou Vitor Bastos Peres, estudante da 3ª série do ensino médio do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí.

Maria Eduarda Oliveira realizou uma bela apresentação musical antes do início da reunião com a secretária Wanessa Sechim. Ela estuda no 8º ano do ensino fundamental, mas já demonstra pensar no futuro ao dizer que pretende cursar medicina, ou seguir uma carreira na música. Para a estudante o contato direto com a secretária é muito positivo, tanto para a escola, quanto para os alunos. “Eu acho essa ideia de promover esse encontro com os alunos muito boa, pois a gente pode conversar diretamente com a secretária e falar da nossa realidade, nas nossas escolas”, disse.

Outras demandas

Ao final do encontro com os alunos, estudantes de unidades escolares da regional entregaram à secretária ofícios com demandas em suas escolas. Ao entregar os documentos com as demandas diretamente à secretária, os estudantes frisaram que estão otimistas quanto o entendimento da situação nas unidades e ao atendimento das solicitações feitas. “Acredito que entregando as demandas diretamente à ela, a secretária poderá entender melhor as nossas demandas. Estou confiante e com boas expectativas quanto o atendimento”, completou Auricéia Alves da Silva, da Escola Estadual Francisca Alves de Alencar, de Itaporã.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPM localiza veículo com registro de furto/roubo e apreende armas de fogo em Barrolândia e Araguaína
Próximo artigoChefe de combate ao trabalho escravo do MPT ‘dança’ antes da votação da denúncia contra Temer