Arco do sol - foto: Tharson Lopes
Arco do sol – foto: Tharson Lopes

Implementada na Bolívia, a política do Bem Viver prega que, para alcançar a sustentabilidade do planeta, os povos devem respeitar os recursos naturais oriundos da mãe natureza, também conhecida por Pachamama. O que parece apenas uma filosofia de vida dos povos campesinos dos Andes está se difundindo no continente sul-americano. Em Almas, município distante a 300 km de Palmas, a parceria entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), a prefeitura municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está capacitando e empoderando comunidades para a atividade turística com o viés socioambiental.

De acordo com a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente de Almas, Raquel de Macedo, os trabalhos de parceria estão ajudando a divulgar o ecoturismo na cidade, agregando o modo de vida e a simplicidade dos agricultores familiares e comunidades tradicionais com as belezas naturais da região. Estamos apresentando um Brasil diferente. As pessoas que conhecem as belezas da nossa cidade voltam encantadas, afirmou.

Vivência

Distante a cerca de 70 km de Almas, na região da Serra Negra, o Vale dos Pássaros, de propriedade do agricultor familiar David Mendes Moreira, encanta não só pelas belezas que adornam o local, como as cachoeiras do Urubu Rei e da Cortina, mas também pela gentileza do aposentado de 72 anos e de sua esposa, a dona de casa Antônia Mendes de Jesus.  Morando no local desde a década de 80, o casal vive em uma pequena casa de palha protegida por sete cachorros barulhentos. A quantidade de cães, segundo os moradores é para afugentar onças que hora ou outra se aproximam da propriedade. Mas, o que poderia causar espanto tornou-se um atrativo à parte para os visitantes que mesmo sabendo da presença iminente dos felinos, denotam a preservação de Cerrado nativo. O local não tem energia elétrica e nem sinal de celular, e a água chega à propriedade por gravidade.

De voz calma e discurso ambientalista, Seu David afirma que a humanidade precisa repensar os hábitos consumistas. Precisamos entender que o binômio Homem/Natureza precisa ser uma obrigação, porque um não sobrevive sem o outro. As pessoas também precisam entender que não adianta ter um país de economia sólida, se não há a preservação do meio ambiente, afirmou.

Satisfação

Aliado ao trabalho de receptivo de visitantes na propriedade do Seu David, o condutor Gilvanê Elias Pereira dos Reis, também conhecido como Alminha, encontrou no ecoturismo uma nova fonte de renda. Com apenas 1,58 m de altura, engana-se quem pensa que ele se incomoda com a baixa estatura. Além dos trabalhos de condutor, Alminha é também eletricista, encanador, marceneiro, pedreiro e pintor. Ele confessa que foi na atividade turística que ele encontrou a satisfação pessoal. O que mais me deixa feliz é estar em contato com a natureza. Eu respiro turismo. Me sinto 100% satisfeito, quando conduzo visitantes de todas as partes do país e até gente de fora, afirmou.

Saiba Mais

Localizado na região das Serras Gerais, o município de Almas possui cerca de 7 mil habitantes. A cidade dispõe de postos de atendimentos bancários, dois hotéis, um hotel em construção e três restaurantes. Com investimentos da Agência Tocantinense de Transportes e Obras, o acesso ao município se dá por rodovias estaduais restauradas e com excelentes condições de trafegabilidade. De acordo com a secretaria municipal de Turismo e Meio Ambiente, atualmente existem cinco roteiros ecoturísticos disponíveis para visitação, com previsão de abertura de novos atrativos nos próximos meses.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAvó pode ser responsabilizada por morte de criança em assentamento de Filadélfia
Próximo artigoMPT critica alteração de Portaria do Governo que dificulta fiscalização contra trabalho escravo