A maioria dos bancos médios e pequenos suspendeu a aprovação de novos créditos consignados a funcionários públicos do Tocantins e avalia entrar na Justiça contra o Estado pelo fato de a parcela do pagamento do empréstimo já concedido ter sido descontada do salário do funcionário e o repasse do dinheiro não ter sido feito para o banco. O Ministério Público do Tocantins abriu inquérito para investigar o caso.

Em dificuldades financeiras, a suspeita é que o Estado estaria usando esses recursos, que envolvem cifras significativas, para equilibrar as contas.

Outros dois Estados também tiveram suspenso a aprovação de novos créditos consignados para funcionários públicos, são eles Rio de Janeiro e Amapá.

O crédito consignado destinado a funcionários públicos atingiu em maio, o último dado disponível do Banco Central, a marca recorde de R$ 170 bilhões. O crédito ao funcionalismo responde por mais da metade do saldo total do consignado (60,5%), seguido pelo concedido a aposentados e pensionistas (33%) e aos trabalhadores do setor privado (6,5%). (Com informações do Estadão)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAcusado de sacar bolsa família de 11 pessoas é preso em Araguatins
Próximo artigoLavrador é preso acusado de ameaçar de morte a esposa e avó