Por meio de reuniões, a executiva do PSDB-Mulher Tocantins aderiu à campanha “Outubro Rosa”. A liderança feminina do partido pretende desenvolver planos de ação para alertar sobre prevenção e riscos do câncer de mama, que é considerado o mais agressivo para as mulheres.

De acordo com a presidente do PSDB-Mulher, Cintia Ribeiro, existem estimativas levantadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama. “Durante todo esse mês de outubro, vamos levar o máximo de informações e orientações para as mulheres tocantinenses”, ressaltou.

Uma das lideranças regional do PSDB, Regina Peu, acredita na força do grupo presente em diversas regiões do Estado. “Somos um grupo atuante e consciente das políticas públicas e direitos da mulher, pretendemos usar a rede do secretariado, para compartilhar esta campanha”, explica.

A programação será lançada nos próximos dias e todos podem acompanhar pelo Facebook ou Twitter do PSDB Mulher TO.

Sessão solene

A Câmara Municipal de Palmas em uma sessão solene, no início da noite de quinta-feira, 08, abriu o espaço para o lançamento do projeto de autoria do vereador Hiram Gomes (PSDB). O projeto institui a campanha de prevenção ao câncer de mama no âmbito do município de Palmas. Se o projeto for aprovado, o mês de outubro passa a integrar o calendário oficial de datas e eventos da capital.

O projeto de lei tem como objetivo divulgar os direitos assegurados pela Lei Federal nº 11.664, de 29 de abril de 2008. No âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS o projeto pretende organizar a participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e população interessada.

Durante a solenidade, o vereador tucano Hiram Gomes revelou que, a ideia do projeto foi sugerido pela liderança executiva do PSDB Mulher e agradeceu a iniciativa. “Fico honrado em ser o autor deste projeto, esperamos que o próximo ano possamos avançar e se os orçamentos nos permitirem, vamos fazer muito mais em prol desta tão importante campanha”, relatou.

As adversidades que o câncer de mama causa a mulher, foi refletido pela presidente do PSDB-Mulher, Cintia Ribeiro. Ela convocou a todos para propagarem o que chamou de campanha pela vida. “A pessoa afetada pelo câncer de mama, pode se tornar uma vítima da situação ou um agente de transformação da realidade, contagiando a todos ao seu redor e resultando na superação das dificuldades”, destacou.

Liderança do PSDB Mulher, Cristhiane Souza, considera de extrema importância a participação partidária para ampliação da campanha. “A mulher precisa conhecer seu histórico genético, assim como o seu próprio corpo e compartilharem o máximo de informações com os profissionais da saúde,” afirma.

A solenidade foi prestigiada pelo grupo bem humorado dos alunos da Universidade da Maturidade-UMA/UFT, que, foram um dos destaques no auditório da Câmara. Além de autoridades, em sua maioria os vereadores, cerca de 40 mulheres do PSDB vieram do setor Taquari prestigiar e apoiar a solenidade. Foram entregues certificados em homenagem a diversas mulheres, personalidades tocantinense.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE denuncia esquema de tráfico de drogas em Pedro Afonso
Próximo artigoPM realiza Operação Nossa Senhora Aparecida durante feriado