O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, entregou nesta sexta-feira, 1º de outubro, às 10 horas, a Unidade Básica de Saúde Avany Galdino da Silva, do Bairro São João. A UBS passou por uma reconstrução, ampliação e adequação da infraestrutura.  O valor do investimento foi de R$ 105.302,46. A expectativa de atendimento é de 3.680 moradores dos bairros São João e Araguaína Sul. Na reinauguração, estiveram presentes autoridades municipais, entre elas o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Agnaldo Teixeira, o ex-deputado estadual Raimundo Palito e o ex-deputado federal Edmundo Galdino, filho do homenageado Avany Galdino.

A UBS contou com a construção de quatro novos consultórios para ampliar o atendimento aos usuários da unidade. Na unidade serão realizadas consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero (PCCU), Teste do Pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração de medicamentos.

Informatização                                              

Além disso, essa será a quarta unidade básica de saúde do Município informatizada, parte integrante do Programa Araguaína Conectada, que visa facilitar a organização dos atendimentos e o acesso às informações dos pacientes, fortalecendo a atenção básica e possibilitando o início do programa 0800 da saúde.

“Abrimos as portas da unidade com ela informatizada, já com o aplicativo em funcionamento que faz parte de nosso 0800. Essa ferramenta está sendo utilizada de forma experimental em outras unidades e hoje entra em efetiva operação. Através dele, a pessoa recebe exames, informações sobre consultas, marca e agenda consultas médicas e odontológicas, bem como também busca medicamentos”, explicou Ronaldo Dimas.

Mais de 30 mil famílias que residem nos setores atendidos. Para a unidade de saúde estão previstos quatro médicos generalistas, quatro enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, dois cirurgiões dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, um farmacêutico e três administrativos. O secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho, destacou os investimentos em saúde realizados na atual gestão.

“Estamos deixando para trás espaços inadequados para criar novos espaços totalmente adequados com serviços de qualidade, que atendam a realidade e a necessidade da população”, afirmou ele.

Reconhecimento

A contadora Elizete Ferreira mora no São João desde 1983 e se diz orgulhosa com a reabertura da unidade de saúde perto de casa. “Para nós é uma honra saber que o prefeito está tentando organizar a cidade e entregando mais essa unidade de saúde, totalmente informatizada. Que possamos avançar sempre!”, destacou a contadora.

Uma das filhas do homenageado, Edilândia Matos, disse que foi um dos presentes de 2015. “Saber que nosso pai está sendo reconhecido pela sociedade por contribuir para o progresso de Araguaína é para nós motivo de orgulho e muita alegria”, disse Matos.

SAMU

Durante o evento, o prefeito Ronaldo Dimas entregou ao diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192), Luiz Flávio Quinta, as chaves da nova ambulância, que vai compor a frota do órgão. A unidade de suporte básico vai atender a comunidade nos casos de urgência e emergência em acidentes em toda a cidade.

Melhorias na saúde

Cinco novas UBS foram construídas e entregues em regiões de setores que precisavam ampliar a rede de atendimento: Cimba, Dom Orione, Maracanã, JK e Costa Esmeralda. Mais nove começaram a ser construídas, além da UBS do Parque Bom Viver, Setor Barros, que teve a obra de construção retomada.

Além da UBS Ponte que está sendo ampliada, a atual gestão reformou mais seis UBS (Palmeiras do Norte, Couto Magalhães, Bairro de Fátima, Araguaína Sul, Albeny Soares de Paula e Manoel dos Reis Lima). Inclusive, outra unidade foi mudada de endereço devido ao local insalubre que estava alocada no início desta gestão, é o caso da UBS Senador Benedito Vicente de Paula, no Setor José Ferreira.

Homenageado

Avany Galdino da Silva, conhecido como ‘Galego’, veio de Catolé do Rocha, Paraíba, por volta de 1959. Atuou inicialmente como motorista na construção da BR-153, a Belém-Brasilia. Foi pioneiro no ramo de comércio e no transporte de cargas para Filadélfia, Carolina e Belém.

Nas suas viagens de ida à capital paraense, já com seu próprio caminhão, transportava bois e cavalos da região. Na volta, abastecia seu armazém com sal, medicamentos, telhas de barro, querosene, óleo diesel e gasolina, tornando-se um dos primeiros a comercializar os produtos na cidade, dando os passos iniciais para que Araguaína se transformasse em polo regional.(Ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia prende seis pessoas no norte do TO
Próximo artigoOperação policial desarticula organização criminosa em Tocantinópolis; dois são irmãos