“Dados indicam que o comércio encontra-se em franco declínio. Uma queda expressiva nas vendas tem provocado o fechamento de lojas e a perda de empregos. No entanto, as normas estabelecidas pelos shoppings, mesmo diante da crise econômica, são inflexíveis”. A afirmação é do deputado César Halum (PRB-TO), autor do requerimento para realização de audiência pública sobre os altos custos impostos a lojistas pelas administradoras de shoppings centers. O debate promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aconteceu nesta terça-feira (20).

O deputado republicano destacou que os shoppings centers levam desenvolvimento às cidades e constituem um forte estímulo comercial. “O setor gera renda de cerca 140 bilhões de reais por ano e emprega de forma direta mais de 1,2 milhão pessoas, mas apresenta distorções e abusos, legislação locatícia defasada, falta de transparência em custos condominiais, taxas em níveis exorbitantes, inclusive a cobrança de estacionamento aos empregados das lojas. Precisamos estabelecer um equilíbrio entre os lojistas e os administradores de shoppings para evitar mais desemprego”, enfatizou Halum.

Segundo o coordenador do Conselho Nacional de Lojistas em Shoppings Centers-CONECS, Paulo Kruse, os pequenos e médios empresários constituem 95% dos lojistas de shoppings. Deste número 85% não conseguem atingir o mínimo de lucro para pagar o aluguel dos seus estabelecimentos. “É inegável que a indústria de shoppings favoreceu o crescimento do comércio no Brasil. Sem isto, grande parte dos lojistas não existiria. No entanto, é preciso regulamentar as relações que, hoje, pesam muito mais aos pequenos comerciantes. Se nada for feito, em longo prazo, o faturamento será prejudicado, uma vez que as grandes redes estabelecem contratos diferentes onde o aluguel representa um valor sempre menor”, alertou Kruse.

Durante a reunião foi debatido, ainda, o Projeto de Lei (4447/12), de autoria do deputado Augusto Coutinho (SD-PE), que proíbe a cobrança de mais de 12 aluguéis por ano das lojas. Coutinho chama a atenção para artifícios utilizados para cobrar mais dos lojistas, sob pretexto de que, em certos meses, as vendas aumentam. É o caso do 13º do Natal, que obriga o comerciante a pagar o aluguel em dobro no mês de dezembro. Assim como no Dia das Mães e no Dia dos Namorados. “Esses encargos impostos aos lojistas contribuem para o aumento da inflação, na medida em que os locatários de shopping centers repassam tais custos ao público consumidor”, disse o deputado pernambucano.

Também participaram do debate o economista do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Luiz Alberto Esteves; o advogado da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), José Ricardo Lira; o Conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABASEL), Bobby Fong; e o Gerente Jurídico da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Valério Travain.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAtaídes Oliveira critica cortes em programas sociais do governo
Próximo artigoGovernador Marcelo Miranda será homenageado pela Fieto nesta quinta-feira, 22