Assinatura do acordo de cooperação 21.10.13
Assinatura do acordo de cooperação 21.10.13
Assinatura do acordo de cooperação 21.10.13

A administração superior do Ministério Público Estadual (MPE) e a cúpula da Polícia Civil estiveram reunidas, nesta segunda-feira, 21, durante solenidade em que foi assinado um acordo de cooperação para a instalação de uma divisão da Polícia Civil na estrutura do MPE, em Palmas, visando dar suporte às investigações promovidas pelos promotores de justiça, especificamente no tocante aos crimes contra a administração pública, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

Durante a solenidade, os discursos foram unânimes no que se refere à necessidade das instituições se unirem com vistas à efetividade no combate a criminosos, que estão cada vez mais organizados e aparelhados.

Nesse sentido, a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, destacou que o propósito do termo assinado vai além da atuação conjunta no processo investigativo. A permuta de dados, a troca e o aperfeiçoamento de técnicas investigativas, o intercâmbio das metodologias adotadas para garantir a segurança das informações coletadas e dos documentos produzidos também são objeto do acordo de cooperação.

“Será uma parceria profícua do Ministério Público com a Polícia Judiciária, que prevê uma cooperação mútua entre as instituições e demonstra que todos estamos atuando com a mesma finalidade, que é a de servir a sociedade”, destacou Vera Nilva.

O presidente do Conselho Superior de Segurança Pública do Estado, Procurador de Justiça José Omar de Almeida Júnior, destacou que a cooperação entre as instituições, garantida com a assinatura do acordo, é um dos requisitos para que o Tocantins possa aderir ao programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça, que visa o apoio federal aos estados para a redução da criminalidade e da impunidade.

“Ao propormos esse acordo de cooperação, nós do Ministério Público reconhecemos o quanto é essencial que a Polícia Civil atue junto conosco”, disse Almeida Júnior, que classificou a solenidade como “histórica”, por proporcionar essa articulação entre as instituições.

O Secretário Estadual da Segurança Pública, José Eliú de Andrada Jurubeba, confirmou que o Tocantins pretende aderir ao Brasil Mais Seguro em 2014 e destacou a importância das instituições se unirem e envolverem a sociedade, como forma de precaução à instalação de organizações criminosas no Tocantins.

Funcionamento

Institucionalmente, a Divisão de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Dracol), instalada no MPE, será subordinada à Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic/Palmas), sendo integrada por delegado, agentes e escrivão da Polícia Civil. No campo operacional, atuará em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. (flavio herculano – ascom MPE)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProvas do Enem serão aplicadas em 1.161 cidades
Próximo artigoIrajá Abreu reafirma que não vai se intimidar com ameaças feitas pelo governador de fato Eduardo Siqueira Campos