Hospital Regional de Araguaçu - Divulgação SES-TO

Na quarta-feira, 13, o Hospital Regional de Araguaçu inicia os atendimentos de ortopedia e traumatologia. A implantação do novo serviço é resultado dos investimentos do Governo do Tocantins e só nesta semana, serão 45 consultas ambulatoriais mais os pacientes encaminhados da urgência e emergência.

Segundo o diretor geral da unidade hospitalar, Elvis Ferreira Lyra Soares, “estamos felizes em oferecer mais este serviço à população a nós referenciada. Tudo isso é possível graças aos investimentos da Secretaria de Estado da Saúde, que entregou equipamentos destinados aos atendimentos de ortopedia e contratou profissional especializado”.

Um dos pacientes regulados pela Central Estadual de Regulação (CER) para uma consulta ortopédica é o José Lima Campos Neto, de 13 anos. “Faz uns seis meses que estamos tentando uma consulta para meu filho, pois ele sente muita dor nas costas e, por ser gêmeo, acho que tem o mesmo problema da ir, que já foi diagnosticada com uma escoliose na coluna”, contou a mãe, Roseany Lima, moradora de Sandolândia, acrescentando que “a consulta em Araguaçu facilitou demais nossa vida, meu Deus tenho nem palavras!”.

No mês de agosto, após 10 anos, o regional de Araguaçu iniciou mutirões de consultas e de cirurgias eletivas. “A retomada das eletivas foi um grande avanço para nossa unidade, que há mais de uma década não fazia este tipo de procedimento. Com isso, proporcionamos mais conforto às pessoas da nossa região, que não precisam ser encaminhadas para outras localidades”, pontuou Elvis Lyra.

Uma das pessoas atendidas com as consultas e cirurgias foi Mírian Silva. “Fiquei muito feliz por ser contemplada com consulta e cirurgia no Hospital Regional de Araguaçu. Me livrei de cálculos na vesícula e agora estou me recuperando bem. O atendimento foi muito bom  e o Governo do Tocantins está de parabéns pela iniciativa de fazer estas cirurgias aqui”, afirmou.

O Hospital

O Hospital Regional de Araguaçu é uma unidade Porte I, com 33 leitos sendo divididos em observação, clínica médica e cirúrgica, pré-parto, maternidade e pediatria. O hospital é referência para os municípios da região de saúde Ilha do Bananal, a qual compreende 186.210 e dispõe ainda, dos Hospitais Regionais de Alvorada e Gurupi. Em 2022 foram realizados mais de 120 mil atendimentos na unidade e mais de 36 mil no primeiro quadrimestre de 2023.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputada Vanda participa de consulta pública do PPA em Novo Acordo
Próximo artigoWiston Gomes requer implantação de unidades do Itertins em Araguatins, Gurupi e Dianópolis