Primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins movimenta capital - Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informa que não haverá competição nesta sexta-feira, 29, da II edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits), na Praia da Graciosa, em Palmas, devido a atrasos de transportes de alguns competidores.

A programação continua neste sábado, 30, a partir das 7h30, e cerimônia de abertura às 19 horas. Os jogos ocorreram até segunda-feira, 2 de outubro.

O evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tocantins e reunirá 763 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos, de 35 escolas, representando 7 povos do Estado: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente.

Serão 11 modalidades, sendo: Arco e flecha, Arremesso de lança, Luta corporal, Corrida de 100 metros rasos, Corrida de resistência 2.000 metros, Corrida de resistência 3.000 metros, Corrida com varinha 4×100 metros, Corrida com tora, Cabo de guerra, Natação e Futebol society.

O objetivo dos Jeits é o fortalecimento da identidade cultural indígena, o intercâmbio e a socialização entre os povos originários do Tocantins, além de incentivar as manifestações esportivas comuns entre as sociedades indígenas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTaquaruçu é palco da última edição do projeto Sexta Cultural, realizada no dia 29
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa defende direitos dos municípios na reforma tributária durante encontro de governadores