A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) passa a oferecer 87 leitos na Capital exclusivos para Covid-19, após a instalação de 20 novos leitos clínicos na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA). A nova estrutura conta com monitores de triagem e ventiladores mecânicos, que foram adquiridos pela BRK Ambiental e o Ministério da Saúde, respectivamente.

Dos 87 leitos oferecidos, são 14 leitos de estabilização e 20 clínicos na UPA Norte; sete de estabilização na UPA Sul; 36 leitos clínicos requisitados da rede privada e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estabelecimentos de saúde credenciados pela Rede Municipal.

Todos os 36 leitos clínicos requisitados e os dez leitos de UTI credenciados já disponíveis são regulados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). Os 20 leitos clínicos e os leitos de estabilização das UPAs possuem regulação própria e de livre demanda.

Urgência e Emergência

As UPAs fazem parte da Rede de Atenção às Urgências e são portas abertas do Sistema Único de Saúde (SUS), concentrando os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Desde o dia 1º deste mês, a UPA Norte foi reestruturada para atender dois tipos de público: pacientes com suspeita e confirmação para Covid-19, além daqueles que são classificados como vermelho (graves, com risco de morte) que não tenham a doença. A classificação vermelha exige que o paciente receba atendimento imediato em diversas causas, estabilizado e, se for o caso, encaminhado para um hospital de referência. A sala de urgência da UPA Norte fica em setor próprio e com entrada distinta dos pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19.

Em casos de suspeita ou confirmação para a Covid-19, a população deve procurar as UPAs quando tiver coriza, febre, tosse e falta de ar (sintomas simultâneos). Em casos mais leves, as Unidades de Saúde da Família (USF) podem ser procuradas.

E após alugar duas ambulâncias, e adaptar uma  para a função de transporte de paciente entre as UPAs e rede hospitalar, somadas às duas viaturas do Samu, a Semus conta agora com cinco ambulâncias exclusivas para pacientes com Covid-19, além de outras cinco do Samu para demandas de saúde em geral.

Centro de Especialidades Francisca Romana

O Centro de Especialidades Francisca Romana (Policlínica da Arno 31), reinaugurado no dia 14de agosto, passou por adequações em sua estrutura de atendimento e absorveu os atendimentos da UPA Norte que não tenham ligação com a Covid-19, passando a funcionar 24 horas. Esse atendimento abrange pacientes classificados como laranja (urgente, com risco de morte), amarelo (urgente, sem risco de morte) e verde (pouco urgente).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorINSS oferece serviço expresso para entrega de documentação
Próximo artigoGovernador Carlesse assina decreto que estabelece critérios para trabalhadores da área cultural terem acesso à Lei Aldir Blanc no Tocantins