Foto: Nielcem Fernandes

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) se destaca mais uma vez no Boletim Epidemiológico da Covid-19, do Ministério da Saúde (MS), como um dos mais céleres do Brasil. De acordo com a publicação referente a semana epidemiológica 37 (06 a 12 de setembro), órgão tocantinense liberou 99,39% do resultado das amostras em menos de dois dias.

No quesito celeridade, o Estado do Tocantins está atrás apenas do Acre, mas é a segunda vez que figura entre os melhores e ampliou a porcentagem que antes era de 98,93%. Desta forma o Tocantins segue acima da média nacional atual que é de 83,87%. Segundo o Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), de 5 de março a 14 de setembro de 2020, o Lacen/TO já analisou 113.104 amostras para diagnóstico molecular de vírus respiratórios solicitados para suspeitos com o novo Coronavírus.

Para a diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas, “ser destaque nacional pela segunda vez só nos mostra que estamos no caminho certo e que temos uma equipe comprometida, que sabe da importância do diagnóstico para o combate à doença a qual estamos investigando”, destacou acrescentando que “o Lacen/TO é o único com interface para liberação dos resultados, fruto de um sistema próprio desenvolvido pela equipe local”.

Jucimária informou ainda que o projeto é liberar 100% das amostras em menos de dois dias.  “Recebemos esta semana, do Ministério da Saúde, um equipamento para a etapa de extração do gene do vírus SARS-CoV-2 das amostras, utilizado no processamento do teste de RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real) para Covid-19. Esse equipamento, permitirá atender 100% das demandas para a testagem de RT-PCR do Tocantins e disponibilizar os resultados dos exames em até 48 horas”.

Segundo o titular da SES, Dr. Edgar Tollini “o trabalho do Lacen é mais uma prova de que uma saúde pública de excelência é possível. Buscamos diuturnamente em todas as frentes de trabalho, seja na Secretaria, nos hospitais, nos laboratórios, nas pesquisas, enfim em todas as áreas que podemos atuar de forma eficaz para atender mais e melhor os usuários do Sistema Único de Saúde no Tocantins”. Enfatizou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPalmas confirma sete novas mortes por coronavírus
Próximo artigoUnidade de Saúde da Família da Arse 13 realiza ação em prol do Setembro Amarelo; população pode buscar apoio online