Ronaldo Eurípedes/ Foto: Divulgação
Ronaldo Eurípedes/ Foto: Divulgação

Na decisão em que o juiz federal João Paulo Abe mandou prender, nesta quinta-feira, 26, o ex-governador, Marcelo Miranda (MDB), seu pai Brito Miranda e o irmão Júnior Miranda, o magistrado elencou elementos levados pelo Ministério Público Federal com suspeitas de propina do ex-governador para o ex-presidente do Tribunal de Justiça (TJTO), desembargador Ronaldo Eurípedes, a fim de que contratasse uma empresa da família para atuar no Poder Judiciário.

A Polícia Federal (PF) identificou essa ligação após a Operação Thot, realizada em agosto de 2018, cujo principal alvo era Eurípedes. Com as investigações, a PF suspeitou de que a ligação entre o desembargador e o então governador teria como “ponto de sustentação a já mencionada empresa Construarte, que celebrou contratos com o TJ/TO em 2016, no valor total de R$ 1.419.835,35.

“No caso em apreço, o desembargador Ronaldo Eurípedes teria sido ‘presenteado’ com um veículo Toyota Hilux… em razão dos aludidos contratos por ele assinados com a empresa Construarte, controlada pela Família Miranda”, diz trecho da decisão.

Conforme análise da Polícia da documentação das três caminhonetes Toyota Hilux que se encontravam em nome do desembargador, o único veículo que aparecia quitado, sem qualquer restrição documental, “era justamente o veículo com o qual o magistrado foi agraciado pelo grupo de concessionária ligado à família Miranda”, comenta em outro trecho. Isso porque a concessionária está em nome de um homem “tido com um dos artífices do esquema de lavagem de capitais estruturado em favor da família de Marcelo Miranda”, explica o juiz.

Logo em seguida, João Paulo Abe afirma que ficou constatado, a partir deste e de outros elementos minuciosos reunidos a partir das operações que a família Miranda “atuaram e ainda agem de maneira orgânica e sistematizada, com divisão de tarefas, para assegurar o produto de atos prévios de corrupção, peculato, e delitos de diversas naturezas”, destacou. (Jornal do Tocantins)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDevido à idade, juiz estipula fiança de R$ 200 mil para Brito Miranda responder em liberdade
Próximo artigoJustiça autoriza pente-fino nas contas de Marcelo Miranda, pai e irmão