Visando valorizar e divulgar a história do Tocantins, considerando o Meio Ambiente em sua totalidade, o Governo do Estado lançou nesta sexta-feira, 27, o edital do concurso de redação, com o tema “Tocantins: 31 anos semeando boas práticas por um mundo melhor!”. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 22 de outubro. O certame será realizado por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nas redes estadual, municipal e particular de ensino do Tocantins. As produções serão divididas em três categorias: Poema, para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; Narrativa, direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; e Artigo de Opinião, para estudantes da 1ª a 3ª série do ensino médio.

O Concurso será realizado em duas etapas. Na fase escolar acontecerão as oficinas ou desenvolvimento das estratégias pedagógicas realizadas pelos professores com os estudantes que desejem participar.  Cada escola deverá constituir a Comissão Julgadora Escolar para escolher o melhor trabalho.  As produções devem ser enviadas, até o dia 22 de outubro, em arquivo digital para o e-mail: [email protected].

Na etapa Estadual serão selecionados os melhores textos dentre os enviados pelas Comissões Julgadoras Escolares, nas três categorias.

Como participar

Para concorrer os alunos devem elaborar o texto em sala de aula sob a supervisão do professor-orientador. A redação deverá ser redigida em uma única folha com pauta, manuscrita (letra legível) a lápis ou caneta, e não pode conter rasuras. O número mínimo de linhas é 20 e o máximo 30. As produções devem ser inéditas e escritas conforme o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Resultado e premiação

O resultado do concurso será divulgado no dia 25 de outubro. Os vencedores e os professores orientadores receberão como premiação certificados, medalhas e viagem de estudos ao Jalapão. Além disso, eles participarão de evento cívico na Praça dos Girassóis para o plantio de árvores em celebração aos 31 anos do Estado. As redações vencedoras serão armazenadas em capsula do tempo que deverá ser aberta apenas em outubro de 2029.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, enfatiza que o concurso contribui para a prática cívica, frente ao meio ambiente e ao desenvolvimento territorial sustentável. “As redações resultarão das estratégias pedagógicas desenvolvidas pelas unidades escolares participantes. As atividades envolvem pesquisas sobre a história do Tocantins e as riquezas naturais do Estado, visando despertar a consciência ambiental, contextualizando com os 31 anos do Estado do Tocantins”, ressaltou. O edital está disponível AQUI.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSobre dossiê contra policias, SINPOL diz que intenção de Marcelo Miranda era chantageá-los e intimidá-los
Próximo artigoHomem é preso e menor apreendido no norte do Tocantins acusados de tráfico de drogas