Aos orientações aos professores participantes foram repassadas pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil na Semed, Rozilene Martins Louzeira, que explicou que a BNCC é estratégica para definir os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil, mas que ainda há muitas dúvidas sobre a importância desta política pública e as mudanças que ela traz para a educação, daí a importância do repasse de informações ao professores da Rede Municipal de Educação de Tocantínia, especialmente, os da zona urbana e que atuam diretamente com a Educação Infantil.
Rozilene explica que foi trabalhado com os professores o módulo para a construção do Documento Curricular do Tocantins-etapa Educação Infantil, que tem a temática da diversidade e identidade cultural do Tocantins, incluindo-se aí, teve até cantigas de roda e outros atrativos lúdicos que serão colocados em prática na sala de aula para os alunos.
Ainda de acordo com Rozilene, o objetivo é potencializar políticas educacionais importantes que, juntas, ajudam a reduzir desigualdades e garantam os direitos de aprendizagem.
“Vale lembrar que a BNCC é muito mais completa do que as diretrizes adotadas hoje. Por isso, diversas frentes precisam ser repensadas e adaptadas conforme as orientações do documento”, finalizou Rozilene.