A Câmara Municipal de Dianópolis foi a anfitriã de uma ação que está sendo realizada em todo o Estado pelo TCE em conjunto com a UVET, nesta terça-feira, 17, vereadores de todo o Sudeste participaram de um importante encontro que tem foco na formação de colaboradores da Administração Pública, abordando temas que são relevantes para o desenvolvimento das instituições e da democracia.

Durante o encontro, o presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, reforçou que o planejamento estratégico é primordial para uma gestão eficiente com resultados efetivos das políticas públicas para sociedade. “Planejar significa prever aquilo que é necessário e estabelecer uma cultura do profissionalismo na gestão pública. É no planejamento estratégico que conhecemos nossas fraquezas e construímos fortalezas para estabelecermos objetivos e metas a serem alcançadas. Com isso, melhoramos nossa atividade como órgão público”, destacou o presidente da Corte tocantinense de Contas.

Severiano enfatizou ainda que o objetivo do Tribunal de Contas é caminhar lado a lado com as câmaras dando o apoio necessário para que essa profissionalização se torne realidade. “Estamos juntos porque acredito neste trabalho. Temos que sair do discurso e ir para prática. Por isso, vocês (vereadores) podem contar com o Tribunal. Nós queremos ser indutores de boas práticas no Tocantins e vocês são a ponte com a sociedade”, disse.

O vereador Gena Ferreira que representou o presidente da Câmara de Vereadores de Dianópolis, Giullian Oliveira, que não pôde comparecer por conta da morte de seu pai, agradeceu a realização do evento na região Sudeste do Tocantins e pontuou que a colaboração do Tribunal com o legislativo só engrandece ainda mais o trabalho que a Corte vem desenvolvendo, “ao final, quem ganha com essa capacitação é a sociedade, já que os vereadores se sentem mais preparados para trabalharem com mais efetividade e transparência”, ressaltou o vereador dianopolino.O vereador de Dianópolis Manin do Zorra, que representou a UVET, reforçou que essa capacitação chega para agregar os trabalhos das câmaras e incentivar a busca pelas boas práticas dos gestores públicos.

Integração

Os vereadores e representantes de câmaras que marcaram presença no evento tiveram um momento especial para esclarecerem suas dúvidas tanto com o presidente do TCE, como com o diretor geral do Instituto de Contas, Júlio Edstron Secundino Santos. “É de extrema importância o nosso contato direto com eles (vereadores) que são a voz e os olhos da sociedade. Queremos um Tocantins melhor para todos, por isso a importância desta capacitação para multiplicarmos nosso conhecimento, sempre norteados pelas leis vigentes”, afirmou o diretor do Instituto.

Encontros

A regional de Dianópolis que sediou o segundo encontro é composta por mais 21 municípios, sendo eles: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Chapada da Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Ipueiras, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, São Valério, Silvanópolis, Taguatinga e Taipas do Tocantins.

O município de Alvorada sediará o terceiro encontro do TCE + Ação Capacita, na próxima terça-feira, 24. Na sequência, serão as cidades de Araguaína, Guaraí e Miracema.

Projeto

O projeto que é uma nova fase do programa Formação de Agentes Públicos – Formap, é promovido pela Corte de Contas em parceria com a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET). Com o tema “Poder Legislativo: Competências Constitucionais e Controle Externo”, tem como objetivo capacitar mais de mil e cem vereadores por meio de palestras, discutindo novos temas para auxiliá-los em suas funções legislativas, seguindo os princípios legais para uma gestão inovadora.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorElenil cobra manutenção de voos entre Araguaína e Palmas
Próximo artigoConcurso CRECI-GO: inscrições prorrogadas