AL/TO
AL/TO

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira, dia 26, sessão solene em homenagem aos doadores de órgãos. Proposta pela deputada Luana Ribeiro (PSDB), a solenidade também abriu espaço a pessoas que tiveram uma nova chance de vida para falar sobre a importância da doação.

Foram homenageadas Karoline Facundes Gonçalves (in memoriam), Kira Valeska Fialho Gutierrez (in memoriam) e Domingas Dias dos Reis, de Porto Nacional, que recebeu o primeiro transplante de córnea realizado no Tocantins. Também foi homenageado Anderson Carvalho, atleta que recebeu um rim transplantado em Santa Catarina.

Representada pelo deputado Ricardo Ayres (PSB), a parlamentar Luana Ribeiro deixou mensagem em que agradece à Assembleia a aprovação da Lei 3.432, de sua autoria, que institui o “Setembro Verde” como mês de campanha para a doação de órgãos.

Coordenadora da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde, a médica Donilda Moreira Rodrigues apresentou alguns números sobre a situação do Tocantins. Em dez anos, o Estado realizou dez transplantes de rim, cinco de fígado, um de pâncreas, e 153 de córnea, por meio de quatro equipes médicas cadastradas no Ministério da Saúde.

Ao encerrar a sessão, o presidente da Casa, deputado Antônio Andrade (PTB), lembrou que, sem o consentimento da pessoa ou da família, os esforços podem ser perdidos, e anunciou autorização para a doação de seus órgãos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Mauro Carlesse destaca importância do turismo para economia do Tocantins
Próximo artigoVereador quer implantação de sinais sonoros, escadas e rampas para pessoas com deficiência na Capital