No dia das eleições, os moradores de Fortaleza do Tabocão, a 164 km de Palmas, também vão participar de um plebiscito, para decidir sobre a mudança do nome do município. A escolha será por meio de votação na urna eletrônica. O requerimento para alteração do nome foi aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade em novembro do ano passado, depois de uma audiência pública. Se a mudança for aprovada, o nome deixará de ser Fortaleza do Tabocão e será somente Tabocão.

Em maio desse ano, o juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva, deferiu a realização do processo. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, depois que os eleitores votarem nos candidatos para as eleições gerais, deverão aguardar para participar do plebiscito.

As urnas serão configuradas com a seguinte pergunta: “Você é a favor da alteração no nome da cidade de Fortaleza do Tabocão para Tabocão”? O eleitor deverá marcar sim ou não e confirmar sua escolha.

A cidade tem 2.720 eleitores, os quais deverão comparecer às urnas para fazer a escolha, no horário normal de votação, das 8 às 17 horas. O voto será obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos.

O resultado será divulgado até o dia 12 de outubro.

Na cidade, segundo o comerciante Antônio Marcos, a população é favorável à mudança do nome. “Eu acho que Tabocão fica melhor do que Fortaleza do Tabocão, porque Fortaleza já tem em outros estados. Vai ser muito bom, sou totalmente a favor porque é um nome que identifica mais. Aqui tem um rio que corta a cidade chamado Tabocão e na cidade tem uma planta nativa, que é a taboca”, disse.

Segundo o prefeito Wagner Teixeira (SD), a população ainda está dividida, mas a expectativa é de que a mudança melhore a vida da população. “No início, o povoado se chamava Fortaleza, mas o primeiro prefeito da cidade queria um nome forte aí colocou Fortaleza do Tabocão. Desde então é essa luta para voltar o que era. Tem um empresário que prometeu levar uma empresa para a cidade se o nome for mudado. Isso vai melhorar a arrecadação, aumentar os empregos e seria um ganho extraordinário para a população”, comentou. (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAjuste fiscal iniciado por Carlesse vai recuperar poder de investimento do Estado
Próximo artigoSuspeito de estuprar adolescente de 13 anos é preso em Fortaleza do Tabocão