Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Liminar obriga Ministério Público empossar três novos Promotores de Justiça
    NORTE

    Liminar obriga Ministério Público empossar três novos Promotores de Justiça

    By Norte do Tocantins23 de setembro de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 21 de setembro, o Colégio de Procuradores de Justiça deu posse aos três novos Promotores de Justiça Substitutos, reforçando o quadro de membros do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE). Saulo Vinhal da Costa, Janete de Souza Santos Intigar e Eduardo Guimarães Vieira Ferro foram aprovados no 9º Concurso para Ingresso na Carreira do MPE, realizado em 2012.

    A posse dos novos membros foi realizada após decisão liminar concedida na tarde desta quinta-feira, 20, pela juíza Edilene Pereira, que, mediante mandado de segurança, impetrado pelos candidatos, anulou a Portaria nº 762/18 da Procuradoria-Geral de Justiça, que tornava sem efeito as nomeações, em razão da necessidade de enquadramento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

    “Na qualidade de gestor e, principalmente, de fiscal da Lei, tenho o dever de garantir a salubridade orçamentário-financeira deste Ministério Público. A decisão de suspender a posse dos novos membros foi tomada após o alarmante quadro apresenrado pelo Demonstrativo da Receita Corrente Líquida Ajustada, encaminhado pela Secretaria de Estado da Fazenda, na véspera desta solenidade. Porém, após concessão de decisão liminar, cabe a nós cumprir o mandado de segurança”, disse o Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, durante seu discurso. Na ocasião, o PGJ desejou boas-vindas aos novos membros do MPE.

    O Promotor de Justiça Substituto Saulo Vinhal da Costa falou em nome dos novos membros. “Desejo aos meus colegas Eduardo e Janete que tenhamos humildade, prudência e sensibilidade. Somos todos iguais. É preciso, também, coragem para trilhar este novo desafio”.

    Representando o Colégio de Procuradores de Justiça, a decana do MPE, Procuradora de Justiça Leila da Costa Vilela Magalhães, desejou boas-vindas aos empossados, destacando o amadurecimento do Ministério Publico do Tocantins ao longo dos anos. “Ser Ministério Público é, acima de tudo, aprender a ser humilde e respeitar o cidadão. Quem nos procura deve ser prontamente atendido. Tenho a certeza de que os novos Promotores de Justiça têm qualificação para servir à sociedade”. Na oportunidade, os demais membros do colegiado também fizeram uso da palavra e deram as boas-vindas aos novos colegas.

    Já o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Promotor de Justiça Luciano Casaroti, falou sobre o papel do Promotor de Justiça enquanto protagonista das mudanças sociais. “Hoje os novos membros comemoram uma grande vitória. Ser Promotor de Justiça é ser um transformador social. Saibam que a ATMP é uma parceira de vocês e estará, sempre, de portas abertas.

    O Ministério Público Estadual passa a contar agora com 122  membros ativos, sendo 110 Promotores e 12 Procuradores de Justiça.

    Perfil
    Eduardo Guimarães Vieira Ferro tem 38 anos de idade. É natural de Uberlândia (MG), onde cursou Ciências Econômicas e Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Na carreira profissional, atuou como analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e atualmente exercia a advocacia e era professor universitário em Uberlândia

    Janete de Sousa Santos Intigar é natural de Ribeirão Preto (SP). Cursou Direito na Universidade Metodista de Piracicaba e Ciências Contábeis pelas Faculdades Salesianas de Lins (SP). É especialista em Processo Penal e Direito Penal, Processo Civil e Direito Ambiental pela Uninter. Desde o ano de 2000, atua como analista do Ministério Público do Tocantins na cidade de Dianópolis e também como professora da Unitins.

    Saulo Vinhal da Costa é natural de Patos de Minas (MG) e tem 33 anos de idade. Formou-se em Direito pela Universidade de Brasília. Tem pós-graduação em Direito Público pelo Curso Flávio Monteiro de Barros. É especialista em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Fundação Escola do Ministério Público do Distrito Federal. Na carreira profissional, ocupou o cargo de técnico de infraestrutura de transportes do DNIT, técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e assessor da Defensoria Pública da União. Também atuou como analista do Ministério Público da União, onde exerceu suas funções na Procuradoria Regional do Trabalho, na Procuradoria-Geral Eleitoral e na Procuradoria-Geral da República.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleCarlesse multidão durante caminhada em Araguaína e busca vitória no primeiro turno
    Next Article Nova Olinda: Mãe e filha morrem após carro ser arrastado por carreta na BR-153
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Helicóptero com cantor Rick desaparece em Santa Catarina; buscas são suspensas por mau tempo

    21 de setembro de 2026

    Gaguim recebe apoios em Wanderlândia, prestigia Flávio Cabanhas em Araguaína e reúne aliados em Lagoa da Confusão

    21 de setembro de 2026

    Operação mira tráfico de drogas e bloqueia R$ 412 milhões de suspeitos no Tocantins

    16 de setembro de 2026

    Mulher é presa suspeita de integrar grupo de agiotagem e extorsão em Lagoa da Confusão

    14 de setembro de 2026

    Gaguim dispara em nova pesquisa, assume liderança em Palmas e alcança 37,76% na corrida ao Senado

    13 de setembro de 2026

    Em Miracema, Gaguim relembra construção de ponte e garante que será senador que mais vai destinar recursos ao município

    13 de setembro de 2026

    Últimas Notícias

    Helicóptero com cantor Rick desaparece em Santa Catarina; buscas são suspensas por mau tempo

    21 de setembro de 2026

    Gaguim recebe apoios em Wanderlândia, prestigia Flávio Cabanhas em Araguaína e reúne aliados em Lagoa da Confusão

    21 de setembro de 2026

    Professora é lutadora: aposentada e doméstica falam sobre expectativa com Dorinha em Dianópolis

    21 de setembro de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa libera R$ 300 mil para assistência a indígenas atingidos por incêndio em Formoso do Araguaia

    20 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.