O Ministério Público Estadual (MPE) requereu na Justiça que a prefeitura de Gurupi cumpra a obrigação de implantar serviço de acolhimento de pessoas em situação de rua. Uma Ação Civil Pública (ACP) foi ajuizada pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, no último dia 19.

No documento proposto pelo Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, é pedida a concessão de medida liminar para que a prefeitura providencie a realização de censo municipal das pessoas em situação de rua e o submeta ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para aprovação. A ACP também requereu a implementação do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua – abrigos, casas de passagem – e do Serviço Especializado em Abordagem Social para promover a inserção dessas pessoas na rede socioassistencial, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Segundo o Promotor, esgotaram-se todas as vias administrativas possíveis de solução e a nítida omissão da prefeitura de Gurupi faz necessária a atuação do Ministério Público. “O Poder Público Municipal manteve-se inerte quanto à tomada de providências destinadas ao atendimento das medidas protetivas em prol das garantias dos direitos e interesses e bem-estar dos cidadãos em situação de rua, o que demonstra a violação dos preceitos constitucionais e legais”, frisou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE torna sem efeito a nomeação de Promotores de Justiça Substitutos e cancela posse
Próximo artigoPrefeitura de Palmas é condenada a indenizar morador que teve a casa danificada por obra não concluída