Agência dos Correios em Araguatins
Agência dos Correios em Araguatins

Os funcionários dos Correios no Tocantins decidiram aderir à greve nacional, a partir desta quarta-feira, 27. A categoria fez assembleia em sete cidades e a maioria votou a favor da paralisação.

Conforme o sindicato que representa os trabalhadores, Sintect-TO, os carteiros foram os que mais aderiram. Por causa disso, os serviços de entrega de encomendas e correspondências serão uns dos mais prejudicados.

Os trabalhadores fizeram assembleia em Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi na noite desta terça-feira, 26. Em Palmas, eles se reuniram nesta manhã.

No Tocantins, os trabalhadores cobram mais segurança e estrutura nas agências. “Queremos segurança armada e porta com detectores de metais por causa dos furtos, assaltos e sequestros que os funcionários vêm sofrendo. As agências estão sucateadas, muitas não têm ar-condicionado. Os carteiros saem para as ruas sem protetor solar, luvas, óculos e uma série de equipamentos que fazem parte de um acordo coletivo”, explica o secretário jurídico do sindicato, Willian Martins.

Segundo ele, dos 120 funcionários dos Correios em Palmas, 72 aderiram. A maioria trabalha no Centro de Distribuição Domiciliar.

Entre os motivos da greve estão o fechamento de agências por todo o país, pressão para adesão ao plano de demissão voluntária, ameaça de demissão motivada com alegação da crise, ameaça de privatização, corte de investimentos em todo o país, falta de concurso público, redução no número de funcionários, além de mudanças no plano de saúde e suspensão das férias para todos os trabalhadores, exceto para aqueles que já estão com férias vencidas. (Com informações do G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça mantém liminar que obriga Assembleia Legislativa a adequar Portal da Transparência
Próximo artigoPedro Afonso e Tocantinópolis discutem melhorias em diversas áreas durante audiência pública