Caravana da Juventude realiza ações na região Norte do Tocantins
Caravana da Juventude realiza ações na região Norte do Tocantins

A escola é ambiente de aprendizado, mas na noite da última sexta, 1 de setembro, as lições não foram sobre as disciplinas tradicionais, e sim, sobre dignidade, disciplina, amor à uma vida saudável, livre das drogas e do consumo abusivo de álcool. A Caravana da Juventude encerrou mais uma etapa de atividades nas escolas localizadas na região norte do Estado, conhecida como Bico do Papagaio.

Alunos e professores do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, localizado em Augustinópolis, tiveram a oportunidade de acompanhar a programação da Superintendência de Juventude da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), com as presenças da secretária da pasta, Wanessa Zavarese Sechim, do superintendente de Juventude, Ricardo Ribeirinha, do prefeito de Augustinópolis, Júlio da Silva Oliveira, da secretária municipal de Educação, Renata Pereira de Sousa, da consultora da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Gildene Soares Carvalho, do deputado estadual Amélio Caryres, além de prefeitos da região, vereadores, diretores das regionais de Educação, Paulon Miranda Labre Rodrigues, de Araguatins, e Dorismar Carvalho de Sousa, de Tocantinópolis, técnicos da Seduc.

A programação foi aberta com apresentação da Banda Filarmônica Mensageiros do Rei, de Sampaio, e do grupo de dança do CEMVS, com o carimbó, dança típica do Pará. Entre os discursos, o diretor da unida escolar, Vítor Ribeiro, enfatizou a importância de trabalhar a prevenção ao uso de drogas antes das ações de combate, enquanto o secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, lembrou que o jovem é “forjado pelas oportunidades”, e a ação pessoal de cada um leva ao reconhecimento deste esforço.

Já a consultora do SNJ trouxe aos presentes informações sobre o Identidade Jovem (ID Jovem), programa federal que traz benefícios aos jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, que podem ter descontos em eventos culturais e esportivos, bem como o direito a fazer viagens interestaduais sem custo ou pagando apenas 50% do valor da passagem.

A secretária Wanessa Sechim lembrou que a preocupação do governador Marcelo Miranda com uma educação humanizada desencadeou a retomada de parcerias com entidades voltadas ao desenvolvimento dos alunos em sala de aula, bem como a criação do programa Caravana da Juventude. “As parcerias são o caminho para construir políticas públicas efetivas para nossos jovens, que sonham com o ingresso na universidade e no mercado de trabalho”, disse, citando como uma das próximas ações da pasta a implementação dos grêmios estudantis nas escolas que não os possuem. “Nós apostamos, acreditamos no potencial da juventude do Tocantins”, completou.

O sucesso das palestras demonstra a credibilidade do trabalho em parceria com os prefeitos, secretários municipais de educação e demais parceiros dos municípios da região Norte do Tocantins que apoiaram efetivamente a campanha desde o início, no dia 28 de agosto.

O superintendente Ricardo Ribeirinha relembrou sua história pessoal de recuperação, e revelou que o governador Marcelo Miranda determinou a todas as pastas do governo o desenvolvimento de ações voltadas aos jovens, a fim de atingir os 139 municípios do Estado. “Estamos percorrendo o Tocantins para não deixar nossos jovens em situação de vulnerabilidade”, enfatizou sobre a Caravana.

O momento também foi de emoção, quando um jovem de Carrasco Bonito subiu ao palco para contar sua experiência pessoal como filho de uma usuária de drogas e a luta do pai para criar seus filhos.

Por fim, dois alunos do Colégio Manuel Vicente de Souza, Alexandre Souza e Lídia Rodrigues entregaram placas em homenagem à professora Wanessa e ao governador Marcelo Miranda, pela passagem da Caravana pela instituição de ensino.

Caravana

A Caravana da Juventude é um programa de Governo desenvolvido pela Superintendência da Juventude/Seduc, que objetiva orientar a juventude tocantinense contra o uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como repassar orientações sobre saúde e projetos educacionais, como o Tô no Enem, ação que visa o estímulo aos alunos se prepararem para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. “Nos dias 25 e 26 de setembro vamos oferecer um novo simulado nas escolas”, lembrou a secretária.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorNo Sul do Estado, Carlesse destaca papel municipalista da Assembleia
Próximo artigoInscrições para concurso do TRE-TO abrem nesta segunda-feira