Caravana da juventude
Caravana da juventude

Depois de percorrer 15 municípios do Bico do Papagaio, as atividades da Caravana da Juventude foram encerradas  na noite desta sexta-feira, 1°, com a aprovação de jovens e lideranças locais. As atividades no extremo-norte do Tocantins iniciaram no dia 28 de agosto, percorrendo escolas da região, com informações sobre os cuidados com a saúde, interesse pela educação, além de benefícios sociais.

“A Caravana provocou em nós muito mais que conhecimento sobre os assuntos de nosso interesse. Foi uma oportunidade para abrir nossas mentes sobre o significado da palavra cidadão”, disse a estudante Maria da Cruz Sousa, 17 anos. O pensamento dela foi complementado por Isaias Lima, 19 anos, também estudante. “Tudo o que ouvimos é de grande importância para o nosso dia a dia”, disse.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esporte, Wanessa Zavarese, justificou o não comparecimento do governador Marcelo Miranda no evento, “em decorrência da inviabilidade de pouso da aeronave”. Wanessa enfatizou o pedido de desculpas do governador: “ele pediu a compreensão dos prefeitos e das lideranças da região presentes e que apoiaram o evento”, destacou.

Em sua fala, a secretária destacou o pensamento do governador sobre o Programa: “a Caravana da Juventude trouxe para a comunidade escolar a oportunidade de participar de discussões pertinentes aos jovens e, principalmente, deu condições para que os jovens possam pensar e agir enquanto cidadãos”.

O superintendente de Juventude da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Ricardo Ribeirinha, destacou o impacto do programa nos municípios por onde passou. “Esse é o maior programa de mobilização dos jovens. Já passamos por 25 municípios e o nosso objetivo é chegar aos 139, divulgando ações e programas do Governo do Estado que beneficiam a juventude”, disse.

Caravana

A Caravana da Juventude nas Escolas passou pelos municípios de Maurilândia, Itaguatins, São Miguel, Sítio Novo, Axixá, Praia Norte, Buriti, Carrasco Bonito, Sampaio, Cachoeirinha, São Bento, Esperantina, São Sebastião, Araguatins e Augustinópolis.

Com o propósito de debater temas atuais e pertinentes ao universo juvenil, a Caravana da Juventude vem levando, aos municípios do Estado, uma série de ações que visam estabelecer um canal de diálogo e uma aproximação dos jovens com o Poder Público estadual. A caravana é formada por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, enfermeira, secretários de Estado, entre outros.

Nas visitas foram feitas apresentações do programa Identidade Jovem (ID Jovem), o qual tem como objetivo garantir que jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual.

A Caravana da Juventude também levou informações sobre a campanha “Tô No Enem”, que objetiva mobilizar todos os estudantes da 3ª série do ensino médio para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ações

Além dos 15 municípios da região do Bico do Papagaio, a Caravana da Juventude nas Escolas já percorreu outros 10 municípios: Rio da Conceição, Barrolândia, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Lagoa da Confusão, Pindorama, Guaraí, Tocantínia e Fátima. Nestes municípios, a equipe visitou escolas e falou com jovens, educadores e gestores municipais e profissionais responsáveis por desenvolver políticas públicas que contribuam para o crescimento pessoal e profissional de adolescentes e adultos.

Em julho, a equipe desempenhou ações de conscientização ecológica nas praias do Tocantins, beneficiando Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Miracema, Tocantínia, Paranã, Peixe, Araguacema e Palmas. Foram mais de 10 mil pessoas abordadas.

Neste semestre, após um diagnóstico sobre a situação dos municípios, a equipe levará ações de políticas públicas a mais de 50 municípios e reservas indígenas.

Parceiros

O projeto Caravana da Juventude envolve diversas pastas do Governo do Estado e trabalha em parceria com os municípios e movimentos sociais, para promover, por meio de políticas públicas, a cidadania entre os jovens tocantinenses, levar informação sobre questões relevantes e conscientizar os adolescentes sobre os cuidados com a saúde, despertando o interesse pela educação, além de oferecer benefícios sociais.

São parceiros da Secretaria de Estado na Educação, Juventude e Esportes na execução da Caravana da Juventude nas Escolas: Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Polícia Militar (PM), Diretorias Regionais de Educação (DRE), Prefeituras Municipais, Secretaria Nacional de Juventude e Unesco.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorQual é a primeira coisa que o homem repara nas mulheres?
Próximo artigoHomem é preso por porte ilegal de arma de fogo em São Miguel