O objetivo do encontro é alinhar as próximas ações do movimento municipalista nacional
O objetivo do encontro é alinhar as próximas ações do movimento municipalista nacional
O objetivo do encontro é alinhar as próximas ações do movimento municipalista nacional

A Mobilização Municipalista começa a ganhar mais força. Nesta semana, Associação Tocantinense de Municípios (ATM) está convocando os prefeitos de todo o Tocantins para se juntarem ao movimento, que ocorrerá dia 5 de outubro, às 09h, no auditório Petrônio Portela, em Brasília. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), que encabeça a ação, a mobilização deverá reunir centenas de gestores municipais.

O objetivo do encontro é alinhar as próximas ações do movimento municipalista nacional. Como explica a ATM, este ano se apresenta como um período decisivo para muitos prefeitos, pois marca o fim da gestão. A Associação acredita que o evento será uma oportunidade para buscar condições mínimas para o fechamento de mandato.

Fortalecimento

“Há questões pendentes como os Restos a Pagar e o pagamento do 1% adicional do FPM, que precisa ser pago conforme combinado anteriormente entre Governo Federal e movimento municipalista nacional. A participação dos prefeitos é fundamental para que possamos fortalecer a ação e ampliar o coro de reivindicações”, convoca o presidente da ATM e prefeito de Brasilândia do Tocantins, João Emídio de Miranda.  

Convocação

A CNM expediu ofício às entidades estaduais para promoverem a mobilização dos gestores municipais. No documento, a Confederação orienta os presidentes das entidades estaduais que aproveitem a presença dos parlamentares nos Municípios durante os preparativos eleitorais para abordar a pauta prioritária.

Entre os itens que tramitam no Congresso Nacional e necessitam de aprovação, está o Projeto de Lei Complementar (PLC) 210/2015, que busca impedir a indicação de novos encargos sem fonte de receita.

Outra matéria importante é a que aborda a descentralização do Imposto sobre Serviços (ISS), permitindo que ele seja recolhido no local do tomar. O substitutivo foi apresentado pelo senador Roberto Rocha, e aguarda deliberação do plenário da Casa.

Questões como Restos a Pagar (RAP), defasagem dos programas federais, consórcios municipais e prazo para destinação adequada dos resíduos sólidos também compõem a pauta municipalista, a ser abordada na mobilização. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo banner Mobilização Municipalista, disponível no site da CNM.

Faça sua inscrição aqui

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDurante visitas na zona rural, Valderez garante total apoio aos Assentamentos de Araguaína
Próximo artigoRaul reafirma compromisso de rever carga tributária