Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Amastha sobre debate: “Velha política ataca gestão por desejo de poder”
    NORTE

    Amastha sobre debate: “Velha política ataca gestão por desejo de poder”

    By Norte do Tocantins24 de setembro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    debate-sbt-amasthaAo lamentar a estratégia dos adversários de desqualificar os feitos da gestão municipal, mentir e buscar apenas o ataque para tentar confundir a população durante debate eleitoral dessa sexta-feira, 23, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), afirmou que o motivo é um só: “Sem propostas, os adversários só atacam a gestão, meus companheiros e a mim por desejar apenas o projeto de poder”. Para Amastha, essa é a tática dos políticos do atraso. “É a prática da velha política que foi derrotada pelo povo palmense em 2012 com o voto de confiança em nossa gestão. Neste ano, o palmense também vai dar, nas urnas, o que eles merecem porque ninguém aguenta mais essa visão maldosa de agir e fazer política”, afirmou Amastha, logo após o debate promovido pelo canal SBT em parceria com o site T1 Notícias.

    No encontro, o prefeito e candidato à reeleição pela coligação “Palmas Bem Cuidada” apresentou dados concretos de sua gestão e firmou compromissos pela continuidade das ações em planejamento e executadas nas áreas de saúde, educação, planejamento sustentável, mobilidade urbana e infraestrutura, principalmente.

    Na saúde, por exemplo, foram 17 novas unidades de saúde. Já na educação, Palmas obteve o primeiro lugar entre as capitais no Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ampliação de 40% para 70% de alunos em tempo integral (zona rural é 100%), crescimento de 6.118 em 2012 para 11.469 este ano do número de alunos atendidos na educação infantil, construção de três escolas de tempo integral e oito novos Cmeis, entre outros investimentos.

    Palmas de pé

    O debate foi aberto com uma pergunta comum a todos os candidatos elaborada pelo mediador Fernando Hessel, jornalista do SBT, sobre se cada candidato se considera com caráter para ser prefeito de Palmas. “Esse é um dos motivos que estou aqui. Em 2012, Palmas foi pioneira ao eleger alguém que não representava a velha política. E tenho honrado muito essa responsabilidade. Estou sendo prefeito no momento mais difícil da crise do Brasil e Palmas está de pé”, disse Amastha, em referência à situação financeira do município e de gestão, com obras e resultados positivos em relação à saúde e educação, por exemplo.

    Um dos temas usados pelos adversários para atacar a gestão Amastha foi a chuva torrencial que atingiu Palmas nos últimos dias, causando problemas em alguns pontos da cidade. “Que despreparo”, lamentou Amastha ao responder o questionamento da vice-governadora Cláudia Lélis. “A senhora deve saber, primeiro, que drenagem não é para que não inunde, mas para escoar a água mais rapidamente”, completou o prefeito. A administração atual fez obras de macrodrenagem nas vias LO-5, LO-19, Aureny III, 1304 Sul, 1306 Sul, Santo Amaro, NS-6, LO-3, NS-7 e 405 norte. Ainda durante sua fala, Amastha perguntou à vice-governadora quais seriam suas propostas sobre o tema, mas ela não respondeu.

    Amastha também destacou ações voltadas ao turismo. “Primeiro concentramos esforços no Centro de Convenções, parado e abandonado havia 10 anos. Não se pode falar de turismo de negócios sem ter um centro. E, diferente de antes, que nossa cidade tinha uma péssima imagem, Palmas foi transformada. Turistas de várias partes do País, os palmenses que agora ficam aqui em datas comemorativas. E a cidade hoje está bem cuidada, cheio de vida e que movimenta dinheiro, renda, garantindo e ampliando empregos.”

    Transparência

    Questionado sobre transparência na gestão, o prefeito afirmou sentir orgulho dos resultados obtidos. “Criamos a Secretaria de Transparência. Quem mexe com dinheiro público tem que ter consciência e responsabilidade. Quando assumimos éramos o último no ranking de transparência. Hoje, o Ministério Público Federal nos dá 8,5, um dos melhores entre as capitais.

    Carlos Amastha também falou sobre planejamento estratégico, que garante sustentação nos projetos e execuções do município. Entre suas propostas está o “Palmas Sustentável”, estudo feito por instituições de renome mundial, como BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Microsoft e Caixa Econômica Federal, que dá o diagnóstico e nos permite planejar a longo prazo, criando uma cidade planejada e sustentável.

    Saúde

    Ao ser questionado sobre a saúde, o prefeito respondeu que assumiu Palmas com suas unidades de saúde funcionando em “postinhos” e em imóveis alugados. “A Saúde evoluiu. Hoje temos 100% de cobertura de atenção básica e duplicamos o número de equipes da Saúde da Família. UPA Sul, UPA Norte, são 17 novas unidades de saúde, e vamos inaugurar o ambulatório com 19 especialidades e até cirurgias eletivas”, lembrou.

    Herança maldita

    Amastha foi obrigado a esclarecer ainda que o ex-prefeito Raul Filho deixou a cidade com dívidas de R$ 40 milhões de INSS, prefeitura sem crédito e por isso não poderia firmar convênios e receber recursos. “Tive de ir a Brasília, renegociamos graças à credibilidade e projeto de gestão que temos hoje em Palmas. Isso sem contar a cidade esburacada, suja, escura sem recolhimento de lixo. A prefeitura era um sofisma de administração.”

    Sobre infraestrutura, ao responder questionamentos inverídicos dos adversários, Amastha lamentou. “Olha, que falta de preparo, que coisa feia. Quero me dirigir aos moradores do Santo Amaro. Foram 14 anos de abandono e, nesta gestão, fizemos a regularização. E o Taquari? Anos de descaso, e esta gestão fez o que fez lá. Vão lá”, sugeriu o prefeito aos adversários.

    Ao final do encontro, Amastha pediu que o eleitor faça uma reflexão sobre exceções na política e que dê novamente voto de confiança para a gestão continuar os projetos, as obras e realizações de Palmas. “Peço: não criminalize toda a política. Quem quer se doar, trabalhar por projetos não pode ser afastado em razão da velha prática de fazer política. Tenho orgulho de ter quebrado o paradigma e derrotado a velha política em 2012. Este ano é diferente. É voto de manutenção dos projetos, das conquistas. Uma gestão é um todo e vamos continuar a fazer muito mais por Palmas”, finalizou.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleRaul pressiona Amastha sobre a Operação Moeda Verde e questiona contratos da prefeitura
    Next Article Naturatins oferece curso intensivo aos fiscais ambientais e guarda-parques
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Após pesquisa indicar liderança ao Senado, Gaguim continua recebendo apoios e ganha adesão de lideranças de Paranã

    3 de agosto de 2026

    Amigo de Fenelon Barbosa e da família, Divino Careca morre; governador Wanderlei Barbosa lamenta

    25 de julho de 2026

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Após testes, especialistas descobrem danos irreversíveis e ponte terá que ser reconstruída do zero

    18 de julho de 2026

    Wanderlei apresenta Dorinha como sua sucessora e convoca povo do Tocantins para nova caminhada

    16 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Maurício Buffon amplia leque de apoios e chega à convenção com força política para representar o Tocantins na Câmara dos Deputados

    5 de agosto de 2026

    Convenção da União pelo Tocantins terá transmissão ao vivo; confira link

    5 de agosto de 2026

    Alexandre Guimarães reforça compromisso com os tocantinenses e defende novo tempo para o Estado

    5 de agosto de 2026

    A convite do ministro Wellington Dias, Cristina Donato e Diego Marinho participam de agenda institucional em Porto Nacional

    5 de agosto de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.