Carlos Amastha foi notificado após descumprir determinação do TCE

carlos-amastha-12Ao considerar apenas os votos válidos da pesquisa Serpes divulgada pelo Jornal do Tocantins nesta sexta-feira, 23, o prefeito e candidato à reeleição pela coligação “Palmas Bem Cuidada”, Carlos Amastha (PSB), tem vantagem ainda maior sobre o segundo colocado numa comparação simples com o quesito “intenções de voto”. 

Ou seja: Amastha tem ampla vantagem, conforme a pesquisa, quando se consideram apenas os votos nominais e se excluem da análise os votos em branco, nulos ou os eleitores que disseram estar indecisos. 

Nesse quesito, Amastha tem 42,1%, uma vantagem de 16,6 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Raul Filho, que tem 25,5%. Já a vantagem do prefeito sobre Cláudia Lélis, na terceira posição, é de 18,7 pontos percentuais. Cláudia aparece com 23,4% nesta análise.

INTENÇÕES DE VOTO 

Nas intenções de voto pura e simples, Amastha lidera tanto na pesquisa espontânea quando na estimulada. Na estimulada, quando o entrevistador do instituto apresenta os nomes dos candidatos e pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, Amastha lidera com 34,4%, uma vantagem de 13,6 pontos percentuais sobre Raul (20,8%), que está empatado tecnicamente com a vice-governadora (19,1%). 

Nesse item, Amastha cresceu 7,8 pontos percentuais em relação à última pesquisa Serpes/JTo divulgada no dia 26 de agosto. 

Já na pesquisa espontânea, quando os entrevistadores apenas perguntam em quem o eleitor vai votar, o crescimento de Amastha é de 12,8 pontos em relação à estimativa divulgada em agosto pelo jornal. Na espontânea, Amastha tem 32,7%. Já Raul, segundo colocado, caiu de 18,8 para 18,6%. E Cláudia tem 15,8%. 

REJEIÇÃO DE RAUL E CLÁUDIA DISPARA 

Outro ponto importante de pesquisas eleitorais é o item rejeição dos eleitores em relação ao nome de um postulante a cargo eletivo. Neste item, Raul dispara. Sua rejeição disparou de 22,6% para 32,3%. A rejeição de Cláudia Lelis quase que dobrou, saindo de 9,6% na pesquisa de agosto para 17,2% na estimativa divulgada nesta sexta-feira. Já a rejeição de Amastha caiu para 26%.

 

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAraguatins: Cláudio Santana ganha direito de resposta por ser caluniado por Aquiles
Próximo artigoEscrivão de Polícia Civil impede roubo de camionete e prende suspeito pelo crime em Palmas