A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, é parceira no 1º Festival Gastronômico de Araguaína, que será realizado nesta quarta-feira, 23, a partir das 19 horas, na Praça das Bandeiras. O festival também denominado de Chambari Show é promovido pelo Sebrae/TO e faz parte das ações do movimento nacional “Compre do Pequeno Negócio”.

O Chambari Show vai reunir as melhores cozinheiras do famoso e tradicional prato tocantinense. Serão instaladas 20 barracas na praça, onde os pequenos empreendedores da Feirinha e do Mercado Municipal vão expor seu prato principal: o chambari.

Durante o evento, atividades culturais serão realizadas, como a apresentação do Grupo ArtPalco, da banda Mastigado da Jumenta, entre outras atrações. Também está programada a Feira de Arte e Talento no dia do festival.

Participantes

A cozinheira Nazaré Assis Leão vai participar do festival e está animada para o evento. “É uma divulgação do que a gente faz, vai mostrar os nossos pratos. Estamos animadas para participar”, conta ansiosa.

Nazaré é cozinheira há mais de 20 anos e fica instalada no Box 20 do Mercado Municipal. A cozinheira faz vários pratos, entre eles assado de panela, costela, frango caipira, chambari e panelada. “Mas o que mais pedem é o chambari, panelada e frango caipira”, explicou dona Nazaré.

Chambari

É um prato tradicional das regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas que criou fortes raízes no Tocantins. O prato é feito com o que os italianos chamam de “ossobuco” (literalmente “osso com buraco”), que nada mais é do que o músculo bovino, a perna do boi (acima da canela e abaixo do joelho), cortada horizontalmente.

No Nordeste, o prato é conhecido como chambaril. Já no Tocantins, é chamado de chambari. Em todo o Estado é possível encontrar os famosos “Ponto de Chambari” ao longo das rodovias, avenidas, feiras populares e nas praças. Em Araguaína não é diferente, os pontos principais, onde há a comercialização do chambari, são a Feirinha e o Mercado Municipal.

Serviço

O quê: 1º Festival Gastronômico de Araguaína – Chambari Show

Quando: 23 de setembro, quarta-feira

Onde: Praça das Bandeiras

Horário: a partir das 19 horas

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMototaxista é a 4ª vítima a morrer pulando da ponte que liga São Miguel-TO a Imperatriz-MA
Próximo artigoAspol critica projeto que reduz autonomia do Conselho Superior da Polícia Civil