O advogado Arnaldo Filho já deu início ao procedimento para representação criminal contra Barnabé Miranda, de São Bento do Tocantins, pelos crimes de injúria e difamação. O advogado diz estar sendo vítima de falsas acusações e disseminação de mentiras que afetam sua honra e reputação.

Na semana passada, fiscais do Meio Ambiente se deslocaram até a zona rural de São Bento para averiguar suposto desmatamento irregular às margens do principal rio que dá nome à cidade. Na fiscalização, alguns proprietários de chácaras foram multados, entre eles, Barnabé Miranda.

Após o fato,  segundo relato da vítima, Barnabé passou a afirmar e divulgar na cidade que a ‘denúncia anônima’ teria sido feita pelo advogado Arnaldo Filho.  Mesmo sabendo ser inverídica sua afirmação, conforme Arnaldo, Barnabé o fez com o propósito de manchar a reputação do profissional na sua cidade natal e provocar animosidade no seu relacionamento social e familiar, bem como para atingir sua honra.

“Uma informação mentirosa provoca danos irreparáveis à honra e à imagem das pessoas, por isso, atitudes como esta precisam ser condenadas. Não fiz nenhuma denúncia. Se tivesse feito, o faria por escrito, assinada e enviada ao Ministério Público usando das minhas prerrogativas como cidadão. Jamais faria denúncia anônima, até porque o anonimato não tem amparo legal”, ressaltou Arnaldo Filho.

O advogado disse que foi surpreendido por várias ligações, mensagens de amigos e parentes que relataram a falsa acusação, amplamente divulgada na cidade. Arnaldo Filho já comunicou o fato à Polícia Civil, que deverá intimar Barnabé Miranda para prestar depoimento.

Assim que concluído o procedimento investigatório, Arnaldo Filho afirmou que vai propor queixa-crime contra o autor da falsa acusação por injúria e difamação, além de ingressar com ação civil para reparação de danos morais. Barnabé já responde na justiça pelos crimes de falsificação de documento público (art. 297), estelionato (art. 171) e formação de quadrilha (art. 288), todos denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE). Barnabé não foi encontrado para comentar o assunto.

Sobre Arnaldo Filho

O advogado e jornalista Arnaldo Filho nasceu em São Bento do Tocantins, onde estudou desde as séries iniciais até o ensino médio no Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, onde posteriormente trabalhou como professor de matemática. Também possui grande ciclo de parentes e amizades na cidade e atualmente mora em Araguaína, onde já foi homenageado com Título de Cidadão e integra a Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto/Folha do Bico).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEnquanto alguns vereadores atacam Wanderlei Barbosa, o parlamentar responde com trabalho
Próximo artigoManifestantes mantêm rodovia entre Eldorado dos Carajás e Curionópolis interditada