3fd3cafea4f47461a96dabcd3ace96aaCom o objetivo de fomentar a produção de alimentos orgânicos na região de Araguaína, foi realizado nesta quarta-feira, 23, o Encontro de Sensibilização ODS 2 – Promover Agricultura Sustentável. O encontro, que teve apoio da Prefeitura, foi promovido pelo Movimento Nós Podemos Tocantins e PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Durante o evento, realizou-se uma oficina de formação, cadastramento e operação da Organização de Controle Social (OCS).

O fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, engenheiro agrônomo Marcelo Silvestre Laurino, explicou o que foi repassado aos participantes desse encontro. “A ideia foi de dar um panorama do que é um produto orgânico, o que é um sistema orgânico, que são os princípios que regem o sistema orgânico”, pontuou. “Explicar também a questão da importância da certificação, o porquê de certificar um produto e mostrar quais as formas de certificação que estão previstas na legislação brasileira”, detalhou o fiscal federal.

Ainda segundo Silvestre Laurino, os programas do Governo Federal e de alguns governos estaduais também estão dando preferência ou então pagando preços mais atrativos para produtos orgânicos. “Então o agricultor precisa ter alguns desses mecanismos para comprovar a sua condição, para comprovar que o seu manejo está no sistema previsto em lei”, destacou.

Sobre as condições climáticas para a produção de alimentos orgânicos, o fiscal federal afirmou que o Tocantins, em específico Araguaína, tem o potencial para a produção desses tipos de alimentos. “O que move a energia do mundo é o Sol. E aqui no Tocantins é um dos estados mais ricos do Brasil em energia solar, que é a energia que move o mundo”, disse.

“O único cuidado que você precisa fazer é procurar quais são as plantas que estão mais adequadas para o tipo de clima que você tem aqui. Mas eu acho que a quantidade de água que vocês tem aqui, o solo que vocês tem aqui, o capital humano, a quantidade de terra, especialmente a energia solar que vocês tem, seguramente vocês são um dos Estados mais ricos no potencial no Brasil, é só desenvolver esse potencial”, finalizou.

Mais encontros

A secretária executiva da ODM, Paula Zerbini, explicou que outros encontros serão promovidos para capacitar ainda mais os agricultores para a produção de alimentos orgânicos. “A gente ainda vai realizar um encontro em outubro e mais dois encontros em novembro para fortalecer mais essa capacitação dos agricultores familiares para esse rol de produção”, informou.

Segundo a secretária executiva, a Prefeitura de Araguaína tem uma meta a ser atingida no Compra Direta, que é de 30% de produtores cadastrados no programa tem que fornecer alimentos orgânicos. “A nossa perspectiva, enquanto Prefeitura, é que se organizem esses produtores, para que eles possam fornecer produtos a partir do próximo ano já para o programa do Compra Direta de 2016”, concluiu.

Produtores

O agricultor Álvaro Noleto Pinto, da região de Aragominas, está começando a se organizar para produzir alimentos orgânicos e aproveitou o encontro para conhecer mais sobre este tipo de produto. “Foi muito importante participar porque a gente sabe que tudo que consumimos é com veneno. Então, com esse projeto de orgânico, a gente vai comer uma coisa saudável. E a gente sabe que vai colocar esses selos, produzir esses produtos, com esses selos de certificação e o pessoal que compra os nossos produtos vai saber que é um produto totalmente garantido orgânico”, comentou o agricultor.

Noleto Pinto tem a expectativa de produzir uma média mensal de 300 a 500 kg de hortaliças, em um grupo de cinco agricultores, a partir do início da produção.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVereadores de Palmas avisam que serão firmes em análise e aprovação de projeto milionário
Próximo artigoHospital de Xambioá reduz custos em 80%