Foi aprovado na ordem do dia da sessão desta quarta-feira, 16, o requerimento, pedido em regime de urgência, do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), que convida o deputado federal Carlos Gaguim (PMDB) para prestar esclarecimentos sobre o Projeto de Lei n°199/2015 que dispõe sobre a criação de municípios.

O PL dispõe sobre o procedimento para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O convite a Gaguim ocorre em função do mesmo ser relator da Comissão Especial da Câmara Federal que avalia o projeto já aprovado no Senado.

Ayres ainda destaca na solicitação que “a referida lei é bastante ansiada pela população brasileira, e, em especial, pelos tocantinenses, tendo em vista que a sua aprovação irá beneficiar e possibilitar a regulamentação de casos como o do Distrito de Luzimangues, que possui condições suficientes para que seja emancipado”, diz no texto do requerimento. O próprio Ayres é autor de Projeto de Lei que trata sobre o assunto, o PL 63, que tramita na Casa.

De acordo com a solicitação aprovada o deputado federal será convidado a comparecer à Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público da Assembleia Legislativa, presida por Ricardo Ayres.

O parlamentar explica no requerimento que o convite à Carlos Gaguim, relator da Comissão, além de possibilitar que sejam feitos esclarecimentos sobre o planejamento dos trabalhos a serem desenvolvidos pela mesma, viabilizará aos membros da Assembleia Legislativa que apresentem propostas e questionamentos que possam também contribuir com o desempenho das atividades da comissão em Brasília (DF).

Projeto de Lei nº 199/2015

O PL 199/2015 aprovado no Senado Federal em tramitação na Câmara dos Deputados, dispõe que a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios dependerão de Estudos de Viabilidade Municipal (EVM), plebiscito junto às populações dos municípios envolvidos e lei estadual. Os EVM devem ficar à disposição do cidadão por 120 dias e devem abordar a viabilidade econômico-financeira, político-administrativa, e socioambiental e urbana.

O PL ainda altera a Lei n° 5.172/1966 (Código Tributário Nacional), para determinar que, nos casos de fusão ou incorporação, o cálculo da quota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) destinada ao município resultante será alterado progressivamente, ao longo de 23 anos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAtaídes participa do lançamento do “Basta de Impostos” e garante que CPMF não vai ser aprovada
Próximo artigoCiclo de palestras contra as drogas visita 34 escolas e instituições