Alunos do Pronatec de Miracema visitam Salão do livro em  PalmasEstudantes dos cursos técnicos em fruticultura e em agroecologia  do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do município de Miracema, a 80 km de Palmas, visitaram na tarde desta terça-feira, 22 , a 9ª edição do Salão do Livro realizada no Parque do Povo que segue com a programação  até o próximo dia 27, em Palmas.

O grupo formado por 21 alunos assistiram, no Salão Espaço Jovem, a apresentação musical da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito e da banda Vila Music da Escola Estadual Vila União, que apresentaram um conjunto de músicas, indo do forró, passando pelo sertanejo ao gospel. Após a apresentação os alunos visitaram os stands de livros em busca de interação e conhecimento.

 A Aluna do curso técnico em agroecologia, Katrine Carvalho, 16 anos, acredita que esta é uma oportunidade que motiva todos para o aprendizado. “É muito importante participar e ter contato direto com esse universo. Neste ambiente temos acesso a uma grande diversidade de livros e isso reflete também na nossa cultura porque estimula a nossa leitura”, afirma a  estudante.

Na opinião aluno do curso de fruticultura, Pedro Henrique Vieira Gomes, 17 anos,  ,  a visita também proporciona uma grande interação com os outros colegas do Pronatec de Miracema. “Essa é uma experiência nova, porque lá na nossa cidade, ficamos muito focados nas aulas e não temos tempo de conhecer os colegas dos outros cursos e hoje formamos um só grupo para visitar o Salão do livro”.

Segundo a professora do curso técnico em Agroecologia, Silvanete Guilherme Lima, a participação dos alunos em eventos como o Salão do livro, é uma oportunidade para os estudantes, que vivem no interior, tenham contato maior com o mundo da leitura e conhecimento. “Nossos alunos tem que ser motivados e é num evento como este que eles têm a chance de abrir a mente. Logo eles terminam os cursos e estarão no mercado de trabalho e aqui terão a oportunidade de adquirir livros voltados para os cursos que estão concluindo e aprimorar seus conhecimentos”, acredita a professora.

Em Miracema, o Pronatec oferece os cursos técnicos em fruticultura e agroecologia. As aulas são ministradas no Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula e no Centro de Ensino Médio Santa Terezinha, respectivamente. Nesses cursos estão matriculados  44 alunos, os quais  estão sendo beneficiados com acesso e  formação em cursos técnicos profissionalizantes, oferecidos pelo Pronatec por meio da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec).

Salão do Livro

O 9º Salão do Livro e a 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoart), é uma iniciativa do Governo do Estado e segue até o próximo dia 27 de setembro, das 10h às 21h, no Centro de Convenções, Parque do Povo, em Palmas.  Às 22h iniciam os shows no Palco Central.

Para este ano o tema escolhido para o Salão do Livro está relacionado ao regionalismo e desenvolvimento e o é slogan “Na Terra do Sol, a vida se transforma através da leitura”. Entre os objetivos principais do evento está o desenvolvimento do hábito da leitura, viabilizar o contato com os livros, realizar lançamentos do mercado literário, divulgar a arte e a cultura tocantinense por meio do artesanato, comidas típicas e apresentações culturais.

O Salão do Livro conta com os seguintes espaços: Café Literário, Espaço Infantil, Espaço Jovem, Auditório Tião Pinheiro, Palco Livro, Palco Fecoarte, Espaço Online e salas de assessoria e setores administrativos. O público poderá conferir a programação completa no site: www.salaodolivro.to.gov.br.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom presença de Edson Duarte e Eduardo Jorge, PV realiza curso de capacitação para pré-candidatos
Próximo artigoAraguainense fatura mais de meio milhão na Lotofácil